Aos 70 anos, Seminário Equatorial reforça o compromisso como casa de profetas
Nos dias 4 e 5 de agosto de 2025, Belém do Pará foi palco de uma celebração vibrante e carregada de simbolismo, enquanto o Seminário Teológico Batista Equatorial (STBE) celebrava os seus 70 anos. O tema central da conferência de aniversário foi “Teologia da Grande Comissão”, ecoando o chamado bíblico para todas as nações. A capela do seminário ficou tomada por vozes e melodias do Conjunto de Sinos e do Gran Coral Equatorial, cujo repertório abriu e encerrou os cultos com hinos expositivos que carregavam majestade e a Palavra do Senhor. Ao todo, mais de 300 batistas paraenses se reuniram para os cultos.
Para o diretor-geral dos Seminários da Convenção Batista Brasileira (CBB), pastor Fernando Brandão, as sete décadas de formação não se resumem a diplomas, mas sim ao envio de discípulos com propósito. Para ele, a “Teologia da Grande Comissão” não é tema isolado, é DNA institucional. “Aqui não se formam apenas teólogos, mas vocacionados para transformar contextos sociais e espalhar o Evangelho com fidelidade teológica e coragem missionária”. Brandão lembrou ainda “que os seminários da CBB caminham juntos para plantar igrejas autênticas em todo o Brasil, impulsionando um legado que se renova a cada geração”, declarou.
No púlpito acadêmico, o prof. Ulicélio Valente aprofundou a dinâmica pedagógica da conferência, explicando como a “Teologia da Grande Comissão” permeia desde o currículo até os estágios práticos dos alunos, articulando teoria e prática ministerial com foco no discipulado integral.
A nova diretora técnico-administrativa do STBE, Dra. Vanessa Galúcio, recebeu oficialmente a posse durante o culto e falou sobre os desafios e sonhos à frente. “Temos o compromisso com transparência, recursos sustentáveis e suporte para que o STBE continue como referência de ensino teológico com impacto social na região”, pontuou.
Pastor Pedro Veiga, vice-diretor dos Seminários da CBB, destacou a relevância do Equatorial para a região.
“Este seminário simboliza a presença Batista na Amazônia por sete décadas, compromisso e impacto que atravessam gerações. Agora é um novo tempo de Deus para os nossos Seminários e caminharemos conduzidos pelo Espírito Santo”, disse.
“Viver estes 70 anos é honrar uma história que antecede a mim e carregar o bastão para o futuro. Estar aqui hoje me faz sentir parte deste milagre de vocações e ministérios”, disse o seminarista Jefferson Martins, aluno do 3º semestre do curso de Teologia, vice- -presidente da União Missionária de Homens Batistas do Pará e membro da Primeira Igreja Batista no Bengui, em Belém.
Estude no Seminário Equatorial
Para quem deseja fazer parte desta história, o vestibular do Seminário Equatorial está com inscrições abertas. O seminário oferece o Bacharelado em Teologia, na modalidade presencial, além dos EaD em Teologia, Pedagogia, Comunicação e Marketing, e outros, como cursos livres de música e especializações para formação ministerial. As inscrições podem ser feitas pelo site: seminarioequatorial. com.br.
William Costa,
doutorando em Comunicação, membro da Primeira Igreja Batista em Murinin - PA e jornalista voluntário no Seminário Teológico Batista Equatorial.