Colaboradores do Centro Batista participam de mais um Culto de Oração
Na manhã do dia 20 de agosto, a capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) recebeu, como acontece mensalmente, mais um Culto de Oração com os colaboradores da Convenção Batista Brasileira (CBB), Junta de Missões Mundiais (JMM), Junta de Missões Nacionais (JMN), Seminário do Sul e Colégio Batista Shepard (CBS). O momento foi marcado por comunhão, louvor e oração, sob a direção do pastor Fernando Brandão, diretor-executivo da CBB.
O louvor foi conduzido pelo ministro de música Marcelo Nelles, coordenador nacional da Escola de Adoração e Arte dos Seminários da CBB, juntamente com colaboradores do Centro Batista. Foram entoadas as canções “Em Ti, Jesus”, de Danielle Cristina, e “Graça”, de Israel Salazar.
Na sequência, o pastor Gabriel Camargo, ex-aluno do Seminário do Sul, orou agradecendo a Deus pela graça de adorá-Lo e pedindo que tudo naquele culto fosse para a edificação da igreja. O pastor Fernando Brandão aproveitou para apresentá-lo, juntamente com sua esposa Kelma Paes e filha, como missionários atuando no campo de Marajaí, no Amazonas, por meio do projeto Radical Amazonas. O casal compartilhou sobre o trabalho missionário na organização da Congregação Batista em Marajaí - AM. “Nós passamos de uma igreja perseguida para uma igreja plantada para a glória de Deus”, testemunharam. A oração pela família missionária foi conduzida pelo pastor João Marcos Barreto Soares, diretor-executivo da JMM.
O momento de oração seguiu com a participação especial da irmã Gabrielly Valentim, colaboradora da JBB. Ela conduziu uma oração de gratidão pelos frutos do Despertar 25, conferência nacional da JBB, que reuniu mais de 1.500 jovens. Também houve intercessão pelo impacto pós-evento nas igrejas locais.
Em seguida, os colaboradores se uniram em oração em duplas, intercedendo pela juventude Batista de todo o Brasil, por onde quer que estejam atuando. A última oração foi conduzida por Anna Clara Gama, colaboradora da JBB, que colocou diante do Senhor o projeto “Pés no Arado 2026”, clamando por direcionamento e novos jovens alcançados.
No momento missionário, o Pr. João Marcos convidou dois jovens, Duda e João, que participaram de uma viagem missionária à Europa. Eles compartilharam suas experiências e desafios enfrentados no campo transcultural. A educadora Elana Ramiro, gerente de Educação Cristã da CBB, orou por eles e por todos os vocacionados que têm respondido ao chamado missionário.
A ministração da Palavra foi conduzida pelo Pr. William Menezes, pastor de adolescentes e esportes na PIB de Irajá – RJ. A mensagem teve como tema “Eu acredito na juventude”, baseada em 1 Samuel 16.7 e 1 Timóteo 4.12.
“Nós não somos ativistas. Nós somos promotores do céu”, afirmou o pastor William, desafiando a igreja a crer e investir na nova geração.
Entre os principais pontos da mensagem, ele destacou:
1. Deus começa muitas coisas na juventude
• Davi foi chamado ainda jovem. Muitos avivamentos começaram com jovens.
2. Eu preciso amar a nova geração
• Investimos naquilo que amamos. Deus ama investir em improváveis.
3. Devo ser usado por Deus para despertar vocações
• O seu chamado pode gerar outros chamados.
4. É nossa responsabilidade ensinar intimidade com Jesus
• Para ter voz, é preciso ter vida. Intimidade com Deus gera experiências sobrenaturais.
5. Somos mentores da nova geração
Somos fruto da geração anterior e precisamos derramar tudo o que temos de Jesus na vida de outros.
A celebração também contou com a participação do Pr. Sócrates Oliveira, chanceler da CBB, que compartilhou sobre sua visita à Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará (CIBUC), realizada na Primeira Igreja Batista de Camocim – CE, o maior templo Batista do estado. Ele participou de toda a programação, demonstrando apreço pela caminhada da CIBUC e realizou a oração de posse da nova Diretoria e dos Conselheiros. Bianca Pires, ministra de comunhão, apresentou os novos colaboradores que passaram a integrar o time do Centro Batista.
Ao final, o Pr. Fernando Brandão conduziu a oração de encerramento e todos louvaram juntos ao som da canção “Clamo Jesus”, de Paulo César Baruk.
Que sigamos firmes na missão de disseminar a importância da leitura e meditação na Palavra de Deus, especialmente para as novas gerações.