Capelania Escolar contribui para o avanço missionário em Cruzília, no Sul de Minas
O trabalho missionário realizado pela Convenção Batista Mineira (CBM) em Cruzília, no Sul de Minas Gerais, tem encontrado novos caminhos para expandir o Evangelho por meio da Capelania Escolar. duas instituições de ensino da cidade já são atendidas pela iniciativa: a Escola Municipal Dona Leonina, que recebe alunos de oito a 11 anos (3º ao 5º ano), e a Escola Família Agrícola de Cruzília, que abrange estudantes do ensino médio, entre 15 e 18 anos.
Segundo o missionário pastor Isaías Pimentel, responsável pela obra missionária na cidade desde o início de 2022, o trabalho de capelania tem sido bem acolhido por professores e gestores, que demonstram gratidão pelo serviço prestado. “Os professores veem a relevância do nosso trabalho e até já tivemos casos de pessoas que resolveram se reconciliar com suas Igrejas após os atendimentos”, destacou o pastor Isaías.
O impacto da capelania foi sentido de forma especial em uma das atividades realizadas separadamente com alunas. “As meninas começaram a abrir o coração, mostrando feridas na alma, emocionaram-se e tiveram até algumas amizades refeitas. Foi um dia de muita emoção, em que alunas e professores se derramaram em lágrimas”, relatou o missionário. A atuação tem proporcionado também um ambiente de aconselhamento e acolhimento, fazendo do casal missionário uma referência dentro das escolas e da comunidade local.
Entretanto, o avanço do trabalho missionário em Cruzília encontra desafios. A cidade, conhecida por sua tradição católica, ainda apresenta resistência à obra Batista em algumas escolas. Apesar das barreiras, o pastor Isaías e sua família persistem, desenvolvendo relacionamentos com moradores e alunos e contando com apoio da CBM.
Além da capelania escolar, o pastor e sua equipe têm promovido reuniões de Mensageiras do Rei, que vêm se consolidando cada vez mais na comunidade. Alunos e famílias, inicialmente resistentes, têm se aproximado das atividades da Igreja e participado dos cultos semanalmente.
“Cruzília tem sido um dos maiores desafios missionários do Sul de Minas nos últimos 15 anos. Mas temos visto a mão de Deus operando, e devemos perseverar em nossas orações e apoio a essa família missionária, que avança na certeza de que os frutos virão pela operação poderosa do Espírito Santo”, declarou o pastor José Elio Muniz, gerente de Missões da Área 3 da Convenção Batista Mineira.