Batistas Sergipanos se reúnem para a 74ª Assembleia com foco na unidade
Nos dias, 19 a 21 de junho, as Igrejas locais fizeram uma pausa nas atividades eclesiásticas para que os Batistas sergipanos se reunissem no templo da Igreja Batista Restauração, em Aracaju - SE, para a 74ª Assembleia Anual da Convenção Batista Sergipana (CBS), com o tema “Somos um, celebrando a nossa história”.
Sob a presidência do pastor Carlos Rocha, o evento foi iniciado com a exibição do trailer de um documentário sobre o pioneirismo, consolidação e desafios de expansão do trabalho na região. O documentário relatou a migração de 11 membros da Primeira Igreja Batista de Penedo - AL para a capital do estado no início do século XX, o que contribuiu para a organização da Primeira Igreja Batista de Aracaju - SE e resultou na formação de diversas outras Igrejas e frentes missionárias no território.
As organizações missionárias União Feminina Missionária Batista de Sergipe (UFMBBSE) e União Missionária de Homens Batistas de Sergipe (UMHBSE) participaram da programação com o coro feminino (mulheres e meninas), depoimentos sobre o trabalho da missionária Zênia Birziniesk no Vale do Cotinguiba e testemunhos de Pollyana Góis Santos, líder estadual das Mensageiras do Rei, e do pastor Maurílio Mendes, representando a organização masculina e os Embaixadores do Rei. Eles abordaram o impacto das organizações nas suas formações pessoais e profissionais, além de incentivarem ao apoio e à implantação do trabalho infanto-juvenil nas Igrejas locais com base bíblica.
Durante a semana Batista, a carreta missionária da Junta de Missões Nacionais (JMN) realizou atendimentos à população local. As associações AIBACAP, AIBANORTE, AIBASUL e AIBASE participaram dos momentos devocionais com música, coreografia e teatro, destacando o potencial evangelístico e artístico de qualidade, com o apoio da Associação de Músicos Batistas de Sergipe (AMBSE).
Na ministração da Palavra, o pastor Carlos Ruben, presidente da Convenção Batista Alagoana (CBAL), abordou o tema da assembleia de forma clara e desafiadora. O pastor Samuel Fernandes foi o mestre de cerimônia, enquanto o pastor Fabrício Freitas, diretor-executivo da JMN, destacou a importância da ação missionária junto aos brasileiros e apresentou os missionários presentes, encerrando com oração de gratidão.
Na última noite, a Juventude Batista Sergipana (JUBASE) reuniu jovens para celebrar e contou com a ministração da Palavra do jovem pastor egresso do seminário local, o Seminário Teológico Batista Sergipano (SETEBASE) Henrique Daniel, presidente da Primeira Igreja Batista em Colônia Treze, em Lagarto - SE, encerrando com a homenagem às Igrejas centenárias por sua coragem e perseverança: Primeira Igreja Batista de Aracaju (1913), Propriá (1923), Neópolis (1924) e Igreja Batista Brasileira (1925).
Foi possível ouvir relatos como o da missionária Lizeti Perruci (JMN) sobre o apoio recebido dos Batistas sergipanos durante seu período de doença, hospitalização e debilidade física. Ela mencionou que foi auxiliada por ações concretas e orações, o que permitiu sua recuperação e poder testemunhar do grandioso amor de Deus.
A Associação de Esposas de Pastores Batistas de Sergipe (AEPBSE) foi a responsável pelo painel “A igreja como guardiã das novas gerações”, conduzido pela educadora Cristã Valéria Nascimento e pelos facilitadores pastores Marcos Cruz e Carlos Alberto Caralho, ambos da PIBA. Eles abordaram a evolução das gerações, as contribuições dos jovens durante a pandemia com o uso da tecnologia e a inserção dessa parcela da comunidade na gestão das Igrejas locais.
Destaca-se a participação da Ordem dos Educadores Cristãos Batistas de Sergipe (OECBSE) na apresentação do painel “Igreja e Acessibilidade”, conduzido pela educadora Cristã Taciana Mangueira e as facilitadoras Brenda Belmira, terapeuta ocupacional, e a psicóloga Thailany Talyssa. Elas abordaram, de maneira técnica e objetiva, as diversas dificuldades relacionadas à acessibilidade e como as Igrejas podem acolher famílias com necessidades específicas. Além disso, houve a presença de intérpretes de LIBRAS nos cultos noturnos, ressaltando que não é necessário ter o público-alvo presente para que a Igreja desempenhe seu papel na vida das pessoas que precisam ser alcançadas pelo evangelho da graça de Cristo.
Durante esta assembleia anual, foram implementadas inovações pela gestão encerrada em 21 de junho, como a atualização dos textos dos Estatutos e do Regimento Interno da CBS. Todas as ações desenvolvidas visaram destacar aos Batistas sergipanos que o trabalho é significativo e contínuo, sendo realizado sob o princípio da unidade. A assembleia proporcionou um momento de união para discutir e planejar a continuidade da expansão das atividades da organização.
Para o pastor Maurílio Mendes, presidente eleito para o mandato 2025- 2027, “sem dúvidas a 74ª assembleia da nossa convenção Batista Sergipana foi uma benção. Momentos inspirativos e administrativos debaixo da orientação do Senhor. Foi notório a comunhão de cada mensageiro, principalmente da nossa juventude, que participou ativamente, abrilhantando cada uma das cinco sessões. Particularmente, vejo o esforço e entusiasmo dos Batistas sergipanos em promover a unidade denominacional no estado e com isso acredito em um futuro brilhante”. “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros” (Rm 12.4-5). SOMOS UM!
Diretoria eleita para o biênio 2025-2027
Presidente: Pr. Maurilio Mendes;
1° vice-presidente: Pr. Carlos Alberto Jr;
2º vice-presidente: Pr. Christian Almeida;
1ª secretária: Cláudia Valéria;
2ª secretária: Marlúcia Silva
3° secretário: Rafael Belmon
Fátima Santos
educadora religiosa, docente do Seminário Teológico Batista Sergipano e relatora da Comissão de Programação da 74ª Assembleia da Convenção Batista Sergipana