Notícia

Primeira Igreja Batista de Aracaju - SE comemora 111 anos

O mês de setembro, em Sergipe, é comemorado com representativas datas natalícias na denominação Batista. A Igreja mais longeva, a Primeira Igreja Batista de Aracaju (PIBA), completou, no dia 19 de setembro, 111 anos de existência. Apesar das ações propositais desde 01 de setembro, segundo o pastor Paulo Sérgio, as comemorações se estenderão até o final do mês, entretanto, nestes dias que precederam o aniversário, o ápice celebrativo como sempre ocorre, foi mesmo no dia 19 de setembro, data que remonta a organização da instituição em 1913, fato creditado e lembrado com gratidão à instrumentalidade da Igreja Batista de Penedo - AL, responsável pela plantação da Igreja centenária dos Batistas em Sergipe. Os irmãos alagoanos cumpriram o Ide de Jesus, daí em diante a novel Igreja, à época, seguiu empunhando a bandeira de Cristo através do evangelismo e da ação social.

 

Na constituição da Igreja, o cuidado em manter as instituições sustentáculos, no organograma da Igreja, a exemplo da consagração de seu primeiro diácono, João dos Passos Oliveira, no distante 20 de setembro de 1914, mesmo ano de organização da Sociedade Auxiliadora de Senhoras, sob a liderança de Antônia Gomes de Araújo, em 14 de outubro.

 

No evangelismo, muitos foram verdadeiros desbravadores. Os primórdios apontam José “Goyaba” seguido por alguns poucos, com o passar dos anos e, mais recentemente, outros crentes valorosos facilmente identificados assumiram a liderança deste importante departamento da Igreja: Adenauer Santana (hoje pastor), Anderson Porto (i.m), missionária Ruth Delma Dantas, Kíssia Fraga e atualmente Raquel Prado, nomes que fizeram e fazem diferença na propagação do Evangelho de Cristo nesta região.

 

Na ação social, a Igreja criou e investe com o serviço de assistência social Missionária Zênia Birzniek (Amizeb), seu braço social, instituição que homenageia uma das mais atuantes missionárias da Junta de Missões Nacionais (JMN) em Sergipe, Zênia Birzniek. O Amizeb trabalha com o seguimento da terceira idade incentivando sua atuação experiente, prestou relevantes serviços à causa da infância desassistida abrigando, em imóvel construído para este fim, meninas em situação de vulnerabilidade no Projeto Florescer.

 

Assim, a Igreja segue cumprindo a missão que lhe é mister, promover e difundir o Evangelho de Cristo. Importante nessa justa e boa caminhada é que cada crente membro da PIBA, tenha como firme propósito seguir e observar a visão cristocêntrica: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9.4).

 

Para os dias de celebração foram convidados os pastores: José Carlos Andrade Rocha, da Igreja Batista Memorial local e presidente da Convenção Batista Sergipana (CBS) e, também, Eber Mesquita, da Igreja Batista Sinai em Salvador - BA e presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Seção Bahia (OPBB-BA).

 

Na celebração do festivo dia 19, Paulo Sérgio dos Santos, pastor presidente da PIBA, fez menção ao comprometimento, zelo e dedicação agradecendo ao pastor Jabes Nogueira e família pelos 43 anos que administrou a Igreja. Vale ressaltar que naquele dia houve a aposição de significativo painel fixo no hall térreo da Igreja expondo seu pleno esplendor na caminhada centenária. A solenidade contou com a presença de muitos convidados, líderes do campo sergipano, recepção de homenagens e saudações de representantes do campo: diácono Constâncio Vasconcelos, presidente da Associação das Igrejas da Capital, pastor Williams Prata, da Igreja Batista Sol Nascente e presidente da OPBB-SE e, do diácono Sebastião Carlos de Farias, presidente da Associação dos Diáconos Batistas do Estado de Sergipe. As músicas de enlevo espiritual foram apresentadas pela soprano lírica Suzana Furtado, Coral das Mulheres e do Grande Coro, especialmente criado para as solenidades de aniversário da Igreja. A mensagem inspirativa daquela noite, entregue pelo pastor Carlos Rocha, teve como base Hebreus 3.17-19.

 

No domingo, 22, o conferencista pastor Eber Mesquita entregou mensagens nos cultos da manhã e à noite. No primeiro, com leitura principal em Filipenses 4.2-7, entre tantas lições, deixou mais que evidenciado a missão basilar da Igreja, glorificar a Deus e abençoar vidas, enfatizando sempre a relação do cuidado intencional com as pessoas e a responsabilidade maior do crente/Igreja, ser instrumento em potencial na vida e salvação de pessoas. À noite, a mensagem ateve-se a várias passagens bíblicas mantendo, entretanto, como texto base João 17.1-4 sob o tema: “Jesus Transforma”; patenteando a oração sacerdotal de Jesus, discorrendo magistralmente sobre os grandes feitos do nosso Salvador e Sua missão para com a humanidade, afirmando que Jesus veio realizar uma obra completa. O pregador finalizou a mensagem convidando o pecador ao arrependimento e aceitação de Cristo Jesus. A entrega do louvor congregacional da última noite ficou a cargo do quarteto Elo, grupo de louvor e Coral Masculino Marquivaldo Lima Leite, da própria Igreja.

 

A Deus toda honra, pelos 111 anos de existência da Primeira Igreja Batista de Aracaju.

 

Sandra Natividade

membro do Conselho Editorial de O Jornal Batista