Notícia

Esperança para a Escola Pamosi

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

 

Na escola Pamosi, temos, neste ano letivo de 2023/2024, 176 alunos matriculados, na maioria filhos de vendedoras informais. Dentre os alunos, 21 nasceram surdos. São sete turmas de crianças ouvintes em que estão incluídas crianças cegas, com baixa visão, Síndrome de Down e outras necessidades educacionais especiais.

 

Além dessas turmas inclusivas, temos quatro bilíngues. Mesmo construindo mais uma sala, a escola ainda é pequena e o número de salas não é suficiente, não permitindo turmas grandes para atender melhor todos os alunos.

 

Estamos com grande expectativa de começar a nova Escola Pamosi, neste ano ainda. Contamos os dias para realizar este sonho, que permitirá aumentar o número de crianças, num ambiente cristão e saudável, em que serão mais bem atendidas.

 

No início do mês de outubro, recebemos uma equipe de médicos voluntários angolanos, que fizeram consultas gratuitas de otorrinolaringologia e audiometria nos alunos da Escola Pamosi. Nesta ocasião, quatro crianças receberam próteses auditivas. Gostaríamos de ter mais crianças com próteses entre as que têm baixa audição. Entretanto, precisamos de doadores de próteses, novas ou usadas.

 

Serafim foi um dos meninos que recebeu próteses para os dois ouvidos. Sua mãe ficou muito contente, porque o filho espera por isso há dois anos. A Luciana, jovem, esperou 18 anos. E o Gabriel ficou emocionado! Ele teve sua audição ampliada e começou a ouvir pela primeira vez. Agora, ele precisa aprender a reconhecer estes sons.

 

No Huambo, não temos fonoaudiólogo e por isso apelamos por profissionais nessa área a fim de virem,como missionários voluntários, por pelo menos um ou dois meses.

 

Em meados de setembro, enviamos uma equipe de jovens Radicais angolanos para o município de Tchinjenje, no interior da Província (Estado) do Huambo. São quatro jovens corajosos que se aperfeiçoaram na língua Umbundo e na Língua de Sinais com o objetivo de plantar uma igreja para alcançar todas as pessoas, ouvintes ou surdas.

 

No Seminário, aguardamos por professores visitantes que virão para dar aulas no Mestrado. Precisamos de obreiros preparados para os desafios deste tempo de globalização e tanta confusão religiosa.

 

Ore agradecendo a Deus pelo dom da vida e bênçãos recebidas em nossa família; intercedendo para que Ele proteja e fortaleça a equipe de jovens Radicais enviados ao município do Tchinjenje; pelos professores e caravanas que chegarão; pelos alunos do Mestrado em missiologia; e por sabedoria para continuarmos glorificando a Deus aqui em Angola.

 

O sonho de anunciar Cristo aos surdos locais começou de maneira bem rudimentar. Uma escola de tijolos feitos de barro e capim começou a ser erguida. Eram duas salas, as crianças sentavam no chão e apoiavam o papel sobre os bancos para conseguir escrever. As doações foram chegando, e aos poucos a Pamosi, que em português significa “Juntos”, foi crescendo. Novas salas foram construídas e as primeiras carteiras começaram a chegar. Mais e mais crianças surdas foram matriculadas. E hoje precisamos aumentar o espaço, por isso contamos com você.

 

Rosângela Teck, missionária em Angola


 
 

Fotos