Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira apresenta relatórios do primeiro semestre
Mais de 70 líderes Batistas de todo o Brasil estiveram no Centro Batista Brasileiro, na Tijuca, Rio de Janeiro, para a segunda Reunião do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira em 2023. O encontro aconteceu de 21 a 24 de agosto e teve, além da apresentação de relatórios, reunião da Diretoria, Comissões e a continuidade da preparação do Plano Nacional de Evangelização (PNE).
As Comissões se reuniram no escritório da CBB (21 e 22), os trabalhos do PNE aconteceram na sede da Junta de Missões Nacionais (21 e 22) e a apresentação de relatórios no auditório do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (23 e 24).
Toda a parte musical da reunião foi conduzida pela Associação dos Músicos Batistas do Brasil (AMBB), através do seu presidente, Samuel Barros, e Ery Herdy Zanardi, membro da Diretoria da AMBB.
No primeiro dia de apresentação de relatórios no auditório do STBSB, a mensagem devocional foi ministrada pelo pastor Márcio Soares, segundo secretário da Diretoria da CBB, que através de Deuteronômio 10.12-22 explicou que devemos “Temer, amar e agir”.
Em seguida começou a apresentação dos relatórios, iniciado pelo pastor Sócrates Oliveira de Souza, executivo da CBB, que destacou o trabalho do Departamento de Comunicação e apresentou a nova coordenadora do Departamento de Educação Cristã, Márcia Kopanyshyn. Ele também apresentou novos membros do Conselho (presidentes de Convenções estaduais eleitos recentemente) e justificou as ausências.
Na sequência, Jéssica Martins, coordenadora da Juventude Batista Brasileira (JBB), destacou os compromissos da organização e as reuniões mensais com os líderes de juventude estaduais. A líder dos jovens Batistas do Brasil ressaltou que o site do Mês da Juventude teve mais de 51 mil acessos e os próximos passos: criação do Dia de oração pela juventude Batista; encontro de líderes de Juventude em Brasília - DF, em novembro; capacitação para líderes de Juventude, em 2024; o Teen Street Brasil, trabalho voltado para adolescentes e o Pés no Arado 2024, que será realizado no Paraguai.
Jéssica destinou um tempo específico para falar do Despertar, conferência Nacional da JBB, que aconteceu no mês de julho, no Espírito Santo. Ela lembrou dos testemunhos sobre a programação, exibiu um vídeo sobre o evento e pediu para que o pastor Doronezio Andrade, primeiro vice-presidente da CBB e líder da PIB de Vitória - ES (Igreja hospedeira), falasse sobre as suas impressões, e ele definiu o Despertar como “totalmente espiritual, totalmente harmônico, bíblico, sério, responsável”. A próxima edição será em 2025, na Primeira Igreja Batista de Curitiba - PR.
Jairo Peixoto, coordenador da União Missionária de Homens Batistas do Brasil (UMHBB) destacou a sala de oração, a Olimpíada Nacional de Inverno dos Embaixadores do Rei, realizada no Ceará, a comemoração do Dia dos Embaixadores do Rei, criação de novos manuais de Embaixadores do Rei e Sociedade Missionária de Homens Batistas, o Fórum Nacional de Embaixadores do Rei, celebração nacional do Dia do Embaixador do Rei, na Bahia e a realização da Sessão Solene de 75 anos dos Embaixadores do Rei no Brasil, que acontecerá em Brasília - DF. O líder da UMHBB também informou que o Mutirão Nacional Missionário deste ano será em Santa Catarina.
E para encerrar o período de relatórios da Direção Geral, Márcia Kopanyshyn pediu o apoio das lideranças Batistas do Departamento de Educação Cristã e comentou sobre a atualização do Plano Diretor de Educação Religiosa (PDER).
Já no fim da manhã, a Comissão de Apoio às Igrejas (relator: pastor Samuel Lopes) e o Conselho Fiscal (relator: Rodrigo Coutinho) apresentaram seus pareceres. A programação também teve a participação do pastor Israel Belo de Azevedo, da Igreja Batista Itacuruçá - RJ, apresentando um novo material, e a plataforma Agathos Play, através do pastor Heitor Antônio da Silva.
No período da tarde, a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil iniciou as atividades, e o presidente, pastor José Maria de Souza, ressaltou que “A ordem é parceira da Diretoria” e que a organização realizará uma Assembleia Extraordinária para ajustes no Código de Ética. O pastor Daniel Ventura, executivo da OPBB, mostrou o crescimento das receitas em pouco mais de 6% e apresentou a oferta de conteúdos de streaming para Igrejas o portal de capacitação continuada da OPBB, cursos de inglês, o projeto “Líderes do amanhã”, e a realização da Assembleia em Foz do Iguaçu - PR.
Pela Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB), o seu diretor executivo, Jean Silveira, falou do Congresso realizado em Belo Horizonte - MG, e o investimento que a organização tem feito em diferentes áreas, como, por exemplo, o Marketing.
Estamos cada vez mais perto da 103ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, que será realizada de 24 a 27 de julho, em Foz do Iguaçu - PR. E o pastor Antônio Kukul, diretor executivo da Convenção Batista Paranaense, falou aos líderes da importância da celeridade nas inscrições e na hospedagem na cidade.
O primeiro dia de reuniões foi encerrado com o pastor Paulo Eudes, presidente da Convenção Batista de Pernambuco, trazendo informações do campo, e com o relatório da Comissão de Finanças, através do seu relator, pastor Ednan Dias.
No dia 24 de agosto, último dia da reunião, a devocional foi ministrada pelo pastor Hilquias Paim, presidente da CBB. Através do texto de Êxodo 3 destacou que precisamos exercer uma liderança servil, abandonar o orgulho, temor ao Senhor, aprimorar a maneira como nos relacionamos como instituição e liderança e clareza na missão e sermos atraídos pela glória de Deus. “Ainda existe uma terra fértil e espaçosa pra nós, Batistas”, disse o pastor.
No momento dos seminários da CBB, pastor Fernando Brandão, diretor geral apresentou os relatórios. Todas três instituições apresentaram vídeos com o resumo dos trabalhos realizados no semestre. O destaque do relatório é que o Seminário do Sul não tem mais dívidas e as pendência do Seminário Equatorial com o MEC foram sanadas.
A União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB) também apresentou seu relatório e teve a abertura com a presidente, Cássia Cavalcanti. Logo depois, a diretora executiva, Marli González, exibiu um vídeo que destacava, entre outras coisas, os 115 anos da organização, Maio laranja, Conferência Lado a Lado, investimento nas redes sociais, o clube Mulher Cristã Hoje, lançamentos de literaturas e próximos eventos. A organização também solicitou e foi aprovado pelo Conselho, a atuação de um diretor adjunto. A Diretoria da CBB escolheu o pastor Alexandre Peixoto, que atua na Junta de Missões Mundiais.
O relatório da Junta de Missões Mundiais foi apresentado pelo pastor João Marcos Barreto Soares, diretor executivo, de maneira online, e pelo pastor Alexandre Peixoto, no auditório. Destaque para o trabalho de implantação do DNA Missionário, atuação na Ásia e a nomeação de missionários.
No período da tarde, Amanda Quintella deu o parecer da Comissão de Aprovação de Atas sobre o documento da reunião de março. E o pastor Samuel Esperandio, relator desta Comissão e diretor executivo da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil, apresentou um curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados que esta organização oferece de maneira virtual.
Pr. Fernando Brandão voltou ao microfone para mais um relatório, desta vez da Junta de Missões Nacionais. O vídeo da organização destacou a plantação e revitalização de Igrejas, a próxima Conferência Global Multiplique, em novembro, o trabalho da Vila Minha Pátria e a Cristolandia, que tem atraído a atenção do governo do estado de São Paulo. Na sequência, pastor Fabrício Freitas, gerente executivo de Evangelismo da JMN, trouxe atualizações sobre o Plano Nacional de Evangelização. A ideia é que o lançamento aconteça em 2024, na 103ª Assembleia da CBB.
Pela Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil (OECBB), Elana Ramiro trouxe o relatório da organização, com os seguintes destaques: Diretoria, Áreas assessoras, coordenadores regionais, Conselho Fiscal diretoria executiva, visão, missão, valores, atividades realizadas, e destaque para a Pós-Graduação em Educação Cristã.
Pela Associação dos Músicos Batistas do Brasil (AMBB), Samuel Barros, presidente da organização, apresentou o relatório do primeiro semestre, as ações da AMBB, como o Congresso realizado em Recife - PE, investimento em tecnologias (aplicativo) e os sonhos para os próximos anos.
O último relatório foi apresentado pela Comissão de Planejamento Estratégico da CBB, através do pastor Marcos Luís Lopes (relator) e Jair Hein.
A próxima reunião do Conselho da CBB será realizada em novembro. “O Conselho tem sido instrumento de Deus” - pastor Hilquias Paim.
Estevão Júlio, jornalista da Convenção Batista Brasileira