Notícia

Batistas do Amapá registram marcos históricos e avanços missionários

Celebrações, congressos e mobilização missionária marcam a caminhada Batista no estado.

 

70 anos da PIB Macapá

A Primeira Igreja Batista de Macapá comemorou 70 anos de organização em julho, e em agosto realizou uma celebração marcada por gratidão e reconhecimento da trajetória de lutas e vitórias. O preletor foi o pastor David Riker, da Primeira Igreja Batista do Pará, Igreja mãe da PIB Macapá.

Organizada em 1955, a Igreja já plantou 12 congregações pioneiras, enfrentou divisões e crises, mas permaneceu firme na obra do Senhor. Hoje, sob a liderança do pastor Charles Wendel Siqueira, trabalha com foco em três eixos: adoração, ensino e missões. No aniversário, foi lançado o livro Passe ao Amapá e ajude-nos: História e memória da Primeira Igreja Batista de Macapá, de autoria de Joelma Siqueira, esposa do pastor.

 

Missões Estaduais

A Convenção Batista do Estado do Amapá (COBAAP) encerrou em setembro a Campanha de Missões Estaduais 2025, realizada com o tema “Anunciemos o Amor Gracioso ao Amapá”. O objetivo era arrecadar R$ 150 mil por meio das 33 igrejas e 18 congregações filiadas. Até o encerramento, apenas 17,45% do alvo havia sido alcançado.

 

O desafio missionário no estado é grande: 14 Igrejas estão sem pastor e 16 das 18 Congregações são lideradas por obreiros locais. Em 13 dos 16 municípios não há pastores atuando em tempo integral, devido às limitações financeiras das Igrejas. Apesar disso, os obreiros e obreiras locais têm garantido a continuidade dos trabalhos.

 

O encerramento aconteceu na PIB da Cidade do Amapá, a 321 km da capital, com participação de representantes de 11 Igrejas. A COBAAP conta atualmente com seis obreiros conveniados e busca ampliar este número com o apoio da campanha.

 

Acampamento da UMHBAP

Nos dias 16 e 17 de agosto, a União Missionária de Homens Batistas do Amapá (UMHBAP) realizou acampamento no sítio da Colônia do Matapi, local histórico dos Batistas no estado.

 

Além da comunhão e edificação espiritual, os participantes revitalizaram a área por meio de mutirões de limpeza e manutenção. A programação incluiu louvor, ministrações da Palavra, oração por obreiros e oficinas práticas sobre primeiros socorros e salvamento. Também houve evangelismo na comunidade próxima, reafirmando a presença Batista na região.

 

77 anos dos Embaixadores do Rei

O Departamento Convencional de Embaixadores do Rei do Amapá comemorou os 77 anos da organização no Brasil, reunindo cerca de 120 participantes. O culto festivo aconteceu em 23 de agosto, na Igreja Batista Felicidade, em Macapá, com a presença do coordenador nacional, pastor Fabiano Lessa.

 

Durante a celebração, houve louvores, testemunhos e a pregação do coordenador nacional, quando nove pessoas renovaram seus votos com Cristo. Foram entregues medalhas de honra ao mérito ao coordenador local, Josiel Araújo, e aos conselheiros Wladimir Cunha, Claudomir e pastor Washington Brandão.

 

CONJUBAP 2025

Nos dias 22 e 23 de agosto, a Igreja Batista Memorial de Macapá sediou oCongresso da Juventude Batista Amapaense (CONJUBAP), com o tema “O que é a sua vida?” (Tiago 4.13-14). O preletor foi o pastor Vinicius Vargas, escritor e Conselheiro Emérito da Juventude Batista Brasileira.

 

O evento reuniu cerca de 150 jovens em palestras, rodas de conversa e um café especial com líderes, focando na capacitação de lideranças locais, prioridade da Juventude Batista do Amapá neste ano.

 

Eliane Ferreira Borges da Graça, 1ª vice-presidente da Convenção Batista Amapaense

 


 
 

Fotos


 
404: Not Found