Voluntária de Recife mobiliza participantes para o 25° Congresso Nacional da Maturidade
Falta pouco mais de um mês para o 25° Congresso Nacional da Maturidade, programação realizada pela Convenção Batista Brasileira para a 3ª idade, que acontecerá no Mar Hotel, em Recife - PE, de 25 a 28 de setembro, com uma programação que vai reunir música, mensagens, testemunhos, palestras e muito mais.
Para o sucesso do evento, além da divulgação em redes sociais, a mobilização de líderes de ministério de Terceira Idade e caravaneiros é fundamental, como, por exemplo, a irmã Carmita Mendonça.
A irmã Carmita é membro da Segunda Igreja Batista em Areias, em Recife - PE, e atua no ministério “Maturidade Ativa”, que reúne idosos para atividades com artesanato.
Ela compartilhou como surgiu a ideia de reunir o grupo de artesanato. “Começamos com essa sala, com duas pessoas da comunidade, não cristãs. Comecei a orar, pedindo a Deus que mandasse idosos para aquela sala, e hoje, estamos com 25 pessoas na sala”, compartilhou.
Hoje, o grupo é formado por idosos da Segunda Igreja Batista em Areias, onde Carmita é membro, e idosos de comunidades vizinhas, cristãos ou não. E segundo ela, a comunicação sobre o artesanato é feita entre os próprios participantes.
No projeto, Carmita explica que os idosos aprendem a produzir peças variadas. “Cada semana temos uma professora voluntária e cada professora leva sua aula. São bonecas de peso de porta, toalhas de prato, bolsas com fuxicos e botões, porta-toalhas... São muitos tipos de artesanatos e eles mesmos vendem”, detalhou.
E, como o Maturidade Ativa é um projeto cristão, não pode faltar os momentos devocionais. “Antes de começarmos as aulas, nós oramos por todos e fazemos um pequeno estudo”, contou a irmã Carmita, que também compartilhou os frutos destes momentos de devoção.
“Já tivemos conversão, idosos que aprenderam mais da Palavra de Deus para levar para suas Igrejas. Eu falo que a nossa sala é uma sala de terapia ocupacional, porque, enquanto elas estão na sala, estão ocupando as mentes, conhecendo outras pessoas... Já tivemos pessoas com depressão que foram curadas na sala. Então, as meninas, assim como eu gosto de chamar elas, são muito ativas. Glorificado seja o nome do Senhor Jesus!”, expressou.
Além da atuação no ministério Maturidade Ativa, Carmita é voluntária na Cristolândia Feminina, em Pernambuco, e está mobilizando idosos de Recife e região para participarem do 25° Congresso Nacional da Maturidade, pois moradores da região têm uma modalidade de inscrição especial. Ela relatou, ainda, suas expectativas para esse congresso e por que decidiu ajudar na mobilização para o evento. “Muito boa (expectativa), porque eu gosto muito de ajudar as pessoas dentro das minhas possibilidades.
A irmã Carmita também nos contou que esta será a terceira vez que participará do Congresso Nacional da Maturidade. “Sim, já participei em Maceió e quando foi aqui, na praia Porto de Galinhas. Esse é o terceiro”, informou.
Esse congresso é para você, querido(a) irmão(a), da Terceira Idade, e para você, que é líder deste ministério tão precioso para as nossas Igrejas e denominação.
25° CONGRESSO NACIONAL DA MATURIDADE
Data: 25 a 28 de setembro de 2025
Local: Mar Hotel - Boa Viagem - Recife, PE
Tema: Chamados para Viver e Anunciar o Amor Gracioso
Preletores: Pr. João Emílio Cutis, Pr. Alberto de Freitas e Pr. Fernando Brandão
Participação Musical: Paulo Cezar - Grupo Logos
Palestrantes: Dr. Misael Martines, Dr. Felipe César e Ed. Elana Ramiro
Testemunhos: Silvana Martines (JMN) e Veralúcia Ferreira (JMM)