Associação do Alto Turi, no Maranhão, celebra 15 anos de “Jesus Transforma”
A Associação das Igrejas Batistas do Alto Turi (AIBAT) promoveu, no dia 19 de julho, uma celebração especial pelos 15 anos da Ação Jesus Transforma, com programação que incluiu evangelismo de casa em casa, atividades infantis, carreata e culto solene na Praça de Eventos de Maranhãozinho - MA.
A celebração foi sediada pela Primeira Igreja Batista em Maranhãozinho - MA, pastoreada por Carlos Henrique, Igreja plantada como fruto direto da Ação Missionária em 2010. O evento simbolizou a colheita de 15 anos de dedicação e o cumprimento das promessas de Deus.
Em 2009, em uma reunião do Conselho da Convenção Batista Brasileira (CBB), o então secretário-executivo da CBM, pastor Jorge França, e o presidente, pastor Joel Ramos foram desafiados a liderar uma grande operação evangelística no Maranhão. Em julho de 2010, cerca de 300 missionários foram enviados a nove cidades do Alto Turi ainda sem presença Batista. Igrejas foram plantadas, e a região começou a ser transformada pela proclamação do Evangelho.
A Ação Jesus Transforma, promovida pela Junta de Missões Nacionais (JMN), teve grande impacto no estado, especialmente no Alto Turi. Hoje, a região celebra 10 Igrejas organizadas e seis Congregações, com líderes formados localmente e comunidades alcançadas pela Palavra de Deus.
A programação do dia 19 de julho contou com evangelismo pela manhã e tarde, atividades com crianças, uma vibrante Carreata da Gratidão pelas ruas da cidade, e à noite, um culto de celebração com presença de igrejas da região e autoridades eclesiásticas.
Estiveram presentes: pastor Jedaias Azevedo, presidente da Convenção Batista Maranhense (CBM) e orador oficial; pastor Helben Barros, diretor-executivo da CBM; pastor Celso Pinheiro, da Junta de Missões Nacionais; a diretoria da AIBAT: pastor Jorge França (presidente), pastor Reginaldo Nunes (1º vice-presidente), pastor Josué Aires (2º vice-presidente), irmã Vanderleia (secretária), e pastor João Neto, representante da Ordem dos Pastores.
A missionária e diretora-executiva da AIBAT, Dóris Lima, declarou: “é emocionante celebrar 15 anos de uma obra que nasceu em oração, cresceu com lágrimas e hoje frutifica para a glória de Deus.”
O encerramento foi marcado por gratidão e renovação do compromisso missionário, com a exibição de um vídeo em que o pastor Fabrício Freitas, executivo da JMN, convoca a Associação das Igrejas Batistas do Alto Turi a realizar uma nova edição da Ação Jesus Transforma em 2026, com o objetivo de alcançar os povoados ainda sem presença batista.
A Ação “Jesus Transforma o Alto Turi” permanece como um marco de fé, obediência e transformação espiritual no Maranhão.
Dóris Lima,
missionária, diretora-Executiva da Associação das Igrejas Batistas do Alto Turi e membro da Primeira Igreja Batista em Santa Luzia do Paruá - MA