A celebração foi marcada por emoção e reconhecimento do legado deixado pelo pastor Samuel, não apenas no trabalho, mas na vida das pessoas. Reconhecimento este presente nas palavras do presidente Milton Tehlen e do pastor Sócrates Oliveira, chanceler e representante da Convenção Batista Brasileira, e amigo de longa data do pastor Samuel. Em suas palavras, Milton referiu-se ao pastor Samuel como “servo bom e fiel” e ressaltou que, chegado o momento de passar o bastão, o que se espera é uma continuidade daquilo que já está sendo construído ao longo dos anos. O pastor Sócrates lembrou o espírito ajudador e a forma cuidadosa e especial demonstrados pelo pastor Samuel na condução dos trabalhos e nas proposições durante as reuniões na CBB, as quais foram sempre muito abençoadoras.
O carinho de todos também foi expresso na entrega de presentes pela equipe da secretaria, que o acompanhou de perto, pela Junta Feminina Missionária da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil (JUFEMI) e Junta de Serviço Social da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil (JSS), pela irmã Zaira Dhein e pelo presidente Milton, representando a Convenção. Zaira ressaltou o quanto foi gratificante acompanhar o ministério do pastor Samuel desde o primeiro dia. “Alguém que, além de tudo, colocava o coração na frente”, segundo ela.
O ministério do pastor Samuel como diretor-Executivo foi relembrado através de um vídeo, e sua filha Evelin, que aguarda a chega do primeiro filho e primeiro neto do pastor, também enviou uma mensagem de carinho e reconhecimento ao pai.
A celebração não poderia ser finalizada, senão, pelas palavras do próprio pastor Samuel, que relembrou alguns fatos marcantes de sua trajetória: a alegria de ser recebido em todas as Igrejas da Convenção, muitas vezes hospedado na casa dos próprios pastores, oportunidade para conversas e compartilhamento profundo que adentravam a noite. Por vezes, como expresso por ele, ocorreram momentos tensos quando a gestão de conflitos trouxe o confronto de ideias e práticas, mas “nada que tirasse a paz de quem entende seu papel de servo”. Relembrou momentos de importância histórica, como o centenário da Convenção e o lançamento do livro “Os Pioneiros - 1910 a 2010”. Participou de momentos de celebração e alegria, mas também de luto e tristeza, pela partida de irmãos que nos deixaram. Ressaltou a boa governança corporativa que proporciona uma gestão descomplicada e acessível, juntamente com uma administração austera, que é a base para impulsionar o crescimento com a nova gestão que se inicia. Finalizou, desejando que os próximos anos sejam marcados pelo avivamento que a Convenção tem clamado diariamente. E não poderia deixar de citar a frase: “Gratidão é a moeda com que se paga as dívidas do coração”, a qual expressa o sentimento que o acompanha ao encerrar este ciclo.
Em seguida, o presidente Milton Tehlen conduziu a cerimônia de posse do novo diretor-Executivo, pastor Marcos Adriano Lovera, com a presença de membros da diretoria da Convenção Batista Pioneira e do pastor Sócrates Oliveira. O pastor Marcos ressaltou a visão da Convenção para os próximos anos: o trabalho forte na evangelização, no discipulado e na revitalização de Igrejas para que se cumpra o “Ide” de Jesus.
Roberta Tolotti Ernst - secretária da Convenção Batista Pioneira