A Primeira Igreja Batista de São João de Meriti celebrou seu centenário no dia 18 de janeiro com uma festividade histórica. O culto comemorativo, que marcou o início das celebrações programadas para 2025, teve como objetivo reconhecer a história da Igreja, atualmente pastoreada por Claudio José Farias de Souza. A programação teve início às 18h e superou as expectativas de público, lotando o santuário. O salão Zeni Santos, anexo ao templo, foi também utilizado para a transmissão do culto remotamente. Cerca de 1.500 pessoas participaram da celebração e estiveram cultuando a Deus.
A comemoração começou com a exibição de um vídeo contendo fotos históricas das diferentes eras pastorais. Em seguida, o pastor-presidente Claudio Souza saudou os presentes, dando início à solenidade especial, que incluiu homenagens aos cem membros mais antigos, à sua esposa, ministra de Evangelismo Marly Tavares, às Igrejas filhas, aos pastores e famílias dos pastores anteriores, e também às autoridades denominacionais presentes.
Outro grande destaque foi a participação do “Coral de Cem Vozes”, projeto do ministro de música Vagner Araújo, em parceria com a Primeira Igreja Batista de Jacarepaguá, Igreja "mãe" da PIBSJM. Ao longo da programação, a PIBSJM foi condecorada pelo pastor João Ítalo, da Igreja Batista Sertaneja (BA), plantada pela Igreja meritiense em 2021, e pelos pastores Rafael Antunes Vieira e Diego Juliano Bravim, presidente e diretor-executivo da Convenção Batista Fluminense (CBF). A Assembleia anual da CBF será realizada na PIBSJM, de 17 a 19 de julho, como parte das comemorações.
Estiveram presentes celebrando o aniversário, o pastor Theodomiro J. Freitas, da Primeira Igreja Batista da Pavuna; o pastor José Maria de Souza, ex-pastor da PIBSJM e atualmente na Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca, além de ser presidente da Convenção Batista Carioca (CBC); o pastor Benilton Cesar Santos, da PIB de Cordeiro/RJ, filho de Walter Santos, ex-pastor da PIBSJM; o pastor Olímpio Rodrigues, da Igreja Batista de Campestre (MG), Igreja filha da PIBSJM; e muitos outros pastores, que abrilhantaram a festividade. O mensageiro da noite foi o pastor Clademir de Mendonça Faria, da Primeira Igreja Batista de Jacarepaguá, Igreja mãe.
As celebrações continuaram em março, nos dias 15 e 16, com a presença internacional do Pr. Jeff Ginn, vice-presidente da International Mission Board (IMB). No sábado (15), uma peça teatral da CIA Jevi encenou a trajetória dos pastores-presidentes da PIBSJM. Outro momento de destaque foi a presença de diversas autoridades denominacionais, que saudaram a Igreja pelo seu aniversário. O pastor Fernando Macedo Brandão, diretor-executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB), foi o primeiro a discursar, destacando o avanço da PIB de São João de Meriti como uma Igreja relevante que cumpre sua missão evangelizadora. Também se pronunciaram o representante da Junta de Missões Mundiais (JMM), o presidente da Ordem dos Pastores Batistas Meritienses, Pr. Cristiano Gonçalves; o presidente da Associação Batista Meritiense, pastor Luis André Lopes Rodrigues; o presidente da Ordem de Pastores e vice-presidente da Associação Batista Mesquitense, pastor Charles Carlos Cunha; e o casal de missionários representantes da Junta de Missões Nacionais (JMN), Pr. Ezequias e Irmã Maria Helena, que entregaram uma placa comemorativa ao pastor Claudio de Souza. Eles também informaram que a Junta de Missões Nacionais disponibilizará a carreta missionária para participar das comemorações no município de São João de Meriti.
O encerramento da celebração no sábado foi marcado pelo reconhecimento dos obreiros enviados ao seminário pela PIBSJM, que hoje são pastores e líderes em várias Igrejas, cumprindo sua missão.
No domingo (16), pela manhã, foram prestadas homenagens a irmã Zeny Santos e Elida Santos, esposa e filha do pastor Walter Santos, que foi pastor desta igreja e hoje está na glória (in memoriam). O culto também contou com o lançamento do livro histórico da Igreja, “100 Anos de Histórias”, que narra a trajetória da Igreja desde sua fundação.
Na noite de domingo (16), a cantora Elaine Martins abrilhantou as festividades, e o excelentíssimo senhor prefeito Leonardo Vieira Mendes, prefeito de São João de Meriti, recebeu um exemplar do livro histórico da Igreja como presente.
O culto foi encerrado pelo pastor-presidente, que agradeceu a Deus pelo privilégio de a PIBSJM ser uma Igreja cristocêntrica, histórica, missionária e relevante na cidade. A Deus toda a honra e toda a glória!