Notícia

IB de Porto da Madama, em São Gonçalo - RJ, empossa novo pastor

A Igreja Batista de Porto da Madama (IBPM), em São Gonçalo - RJ, celebrou um marco histórico em sua existência de mais 72 anos: a posse do novo pastor, Isac Felipe da Silva, no dia 22 de fevereiro de 2025.

 

A ligação da igreja com seu novel pastor é muito forte. O Pr. Isac Felipe veio do estado de Rondônia, onde era membro da PIB em Espigão do Oeste. Após vir para o Rio, trabalhou na Cristolândia de 2011 a 2014. Ingressou no Seminário Batista Gonçalense em 2013, concluindo o bacharelado em Teologia no Seminário Batista de Niterói em 2018, ano em que foi consagrado na Igreja Batista de Porto da Madama, no dia 28 de agosto, Na mesma igreja, assumiu a liderança da juventude em 2014. Casou-se na igreja com Vívian, no dia 28 de junho de 2019.

 

Em 2022 aceitou o convite da PIB em Jockey Club para ser pastor titular, permanecendo até ser convidado para pastorear a IBPM, igreja com forte ligação em sua vida e onde ele, sua esposa, Vívian Alves, e seus filhos, Isadora e Luiz, passaram boa parte de sua trajetória e agora retornam para continuar seu ministério.

 

A IBPM não tem muitos pastores em seu rol histórico, mas os que passaram foram marcantes ao longo do tempo: Pr. Alberto Araújo – por mais de 6 anos à frente como pastor titular da “igreja-mãe”, IB de Neves; Pr. Ismail Rodrigues – interino por 6 meses; Pr. Ageu de Oliveira Pinto – por 53 anos, 3 meses e 27 dias conduziu o rebanho, sendo “pastor emérito (in memoriam)”; e o Pr. Francisco Barreto Neto, que esteve no ministério desde 22 de dezembro de 2012 até 22 de fevereiro de 2025. A partir dessa data, assume o pastor Isac Felipe da Silva.

 

No Culto de Posse, em um momento único e com o templo lotado, o ministério de louvor apresentou diversas inspirações musicais. A comissão de programação exibiu um vídeo com fotos de momentos marcantes para a igreja, afirmando: “A história da nossa igreja é como uma estrada em que semeamos e fomos abençoados com grande colheita.” Ao chamar a nova família pastoral à frente, a igreja os presenteou com pares de sapatos, simbolizando “novos caminhos, novos desafios e vitórias” e fazendo referência ao versículo: “Lâmpada para os nossos pés é a Tua palavra” (Salmo 119.105).

 

O preletor oficial da noite foi o pastor Francisco Batista Neto, que se despedia do ministério. Emocionado, pregou sobre “A sábia hora de uma sucessão pastoral”, com base em Eclesiastes 3.1- 5, declarando, entre outras palavras, que “só Jesus é insubstituível. Devemos servir ao Senhor com alegria e, assim, abrir mão do que assumimos, pois essa é uma questão de sabedoria. Quem fala ao coração do pastor é Deus. Josué não tinha a mesma experiência de Moisés, mas tinha o mesmo chamado.” Ele também mencionou que a IBPM já formou mais de cinquenta pastores ao longo de sua história e que, em seus mais de 48 anos de ministério pastoral, foi muito abençoado por essa amada instituição do Reino do Senhor. Ali foi seminarista, consagrado, pastor auxiliar por dois períodos junto ao Pr. Ageu e, nos últimos doze anos e dois meses, pastor titular, agora jubilando-se.

 

No momento mais aguardado, o Pr. Francisco passou o cajado ao Pr. Isac, na presença de vários pastores, entre eles: Pr. Guilherme Azevedo (presidente da Associação Batista Gonçalense), Pr. Elton Pinto (presidente da Ordem dos Pastores Batistas Gonçalenses), Pr. Lusitano Couto (vice-presidente da Ordem dos Pastores Batistas Fluminenses) e Pr. Exequias Cerqueira (Junta de Missões Nacionais). Em seguida, todos os mais de trinta pastores presentes foram chamados à frente para a oração de posse, conduzida pelo Pr. Raphael Scotelaro (pastor da IB Monte Cristo, em Barra Mansa, RJ, e ex-coordenador da Cristolândia no RJ, Bahia, Brasília e Goiás). Durante a oração, a família pastoral, ao centro, ajoelhou-se em plena dependência de Deus, para que o Senhor os cobrisse com Sua graça abundante.

 

Parabéns à IBPM pelo legado deixado ao longo de mais de 72 anos de serviço ao Rei Jesus! Que o ministério do Pr. Isac Felipe seja abençoado e repleto de vitórias na presença de nosso Deus! 

 

Rogerio Araujo (Rofa)

diácono, teólogo, jornalista e colaborador d´O Jornal Batista