Notícia

Batistas acreanos celebram os 75 Anos das Mensageiras do Rei no Brasil

No dia 09 de novembro, os Batistas brasileiros celebram o Dia Nacional das Mensageiras do Rei, e as nossas irmãs Batistas acreanas não ficaram de fora desta grande celebração.

 

Contando com a presença de mensageiras, conselheiras, pastores, missionários das Igrejas da Convenção Batista Acreana, além da especial participação da Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Acre, pontualmente reunidos às 19h, no templo da Igreja Batista da Vila Ivonete, em Rio Branco, um sentimento de agradecimento pela história da organização, fundada em 1949, pela missionária norte-americana Minnie Lou Lanier (1915-1983), deu o tom da solene reunião.

 

A solene cerimônia foi dirigida pela irmã Oliete Silveira, vice-líder de Mensageiras do Rei no Acre. Durante a cerimônia, a banda da PM do Acre executou o Hino Nacional Brasileiro seguido do hino acreano. Cânticos de adoração a Deus também foram entoados a plenos pulmões.

 

As Igrejas que estiveram presentes por meio de suas mensageiras e conselheiras foram: Igreja Batista da Vila Ivonete (anfitriã), Igreja Batista da Colina, Igreja Batista Nova Canaã, Igreja Batista do Cordeiro, Comunidade Batista Zoê, Primeira Igreja Batista do Bujari e Primeira Igreja Batista de Acrelândia.

 

A oradora da cerimônia foi a missionária Ana Paula Severino, líder estadual de Mensageiras do Acre, sob o tema “Nosso brilho é real”, tendo por texto-base, Isaías 60.1-6.

 

O que é a organização?

Mensageiras do Rei é uma organização missionária para meninas de 9 a 16 anos.

 

Na Igreja, pode haver dois grupos: um para as meninas de 9 a 11 anos (pré-adolescentes) e outro para as de 12 a 16 anos (adolescentes). As idades de 9 e 16 anos (para ingresso e saída da organização, respectivamente) devem ser consideradas flexíveis. Isto porque pode ocorrer de uma menina de 7 ou 8 anos já estar apta a ingressar na organização, enquanto outra de 17 e até de 18 anos pode se mostrar interessada em nela permanecer, especialmente se ainda não concluiu o sistema de graduação. Cada caso, no entanto, deve ser tratado de modo individual.

 

Não é exigido da menina que seja convertida ou batizada para fazer parte da organização, uma vez que esta se constitui num meio de levá-la a ter uma genuína experiência de conversão ao lado de Cristo.

 

Proposta da Organização

Por ter um caráter missionário, primeiramente, a organização se propõe a oferecer condições para que suas sócias cresçam no conhecimento de missões, orem por missões, contribuam para missões e assumam sua responsabilidade de testemunhar de Jesus Cristo. Além disso, oferece educação cristã, treinamento e oportunidades de serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento da personalidade total da menina e sua integração nas atividades da igreja e da denominação.

 

Na organização, a menina encontra várias oportunidades de se desenvolver socialmente, fazendo novas amizades e aprendendo a trabalhar em equipe com as meninas de sua idade. Sua vida é ricamente abençoada enquanto segue o sistema de graduação Aventura Real se envolve no programa da organização. Além disso, tem o privilégio de participar de acampamentos, congressos, intercâmbios e muitas outras atividades próprias para a sua idade.

 

Breve histórico das Mensageiras do Rei

As Mensageiras do Rei surgem no Brasil no ano de 1949, por meio da missionária norte-americana Minnie Lou Lanier (1915-1983); viveu sua infância numa fazenda distante da cidade e sua família pouco ia à igreja; certo dia, após sua casa ser consumida por um terrível incêndio, viu-se obrigada a morar separado de seus irmãos – cada um deles fora morar com outras famílias -, e durante este tempo, teve um encontro salvífico com Jesus, ao ler a Bíblia, em seu quarto.

 

Após assistir uma mensagem proferida por uma missionária que atuava no campo brasileiro, a irmã Minnie Lou sentiu-se vocacionada por Deus. Durante o seminário, trabalhou como cabeleireira e viu sua vinda ao Brasil ser adiada em virtude da Segunda Guerra Mundial, pois seu irmão estava retornando do campo de batalha, e sua mãe desejava que ambos se reencontrassem, antes que Minnie Lou partisse para o Brasil.

 

Em 1949, foi iniciada a organização das Mensageiras do Rei e no ano seguinte, 1950, aconteceu o primeiro acampamento da organização. Após quase 20 anos à frente da organização, a missionária Minnie Lou passou a dedicar-se à União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB). Em 1982 retornou aos Estados Unidos e em 1983, aos 68 anos, foi convocada às mansões celestiais, deixando após si, várias vidas impactadas pelo Evangelho, através da organização das Mensageiras do Rei.

 

A Divisa

A divisa é um desafio para todas as Mensageiras, e se encontra em Isaías 60.1a: “Levanta-te e resplandece porque já vem a tua luz”.

 

Você sabe o que é Aventura Real?

É o sistema de graduação das Mensageiras do Rei. A Aventura Real é um plano de estudos e atividades individuais. São quatro etapas: Candidata, Mensageira, Mensageira Real e Mensageira Real em Ação. Durante sua Aventura Real, a menina estuda sobre MISSÕES NA BÍBLIA, de Gênesis a Apocalipse.

Saiba mais apontando a câmera do seu celular para o QR Code: https://youtu.be/BswheR14DFo

 

 

Você conhece a revista Aventura Missionária?

Ser menina é uma grande aventura… uma aventura incrível! E, para viver esta aventura, a menina precisa de orientação bíblica e segura, precisa ter acesso a um conteúdo que contribua para a sua formação cristã, para que ela seja uma menina preparada para enfrentar os desafios deste tempo. Para ajudar a menina nesta grande aventura, trimestralmente a União Feminina publica a revista Aventura Missionária. Da sede, no Rio de Janeiro, essa revista chega a vários lugares do Brasil.


Ícaro Alencar de Oliveira, missionário na Igreja Batista Esperança, em Rio Branco - AC


 
 

Fotos