Notícia

“É um tempo oportuno para convidar os Batistas de todo o Brasil a estarem aqui na ‘Terra da Luz’”

No dia 16 de setembro, durante a edição do programa “Batistas em Pauta”, apresentado por Estevão Júlio, jornalista e responsável pelo Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira (CBB), compartilhamos sobre a participação da Convenção das Igrejas Unidas do Ceará (CIBUC) e Batistas cearenses na 104ª Assembleia da CBB. Convidamos o pastor Marcos Monteiro, presidente da CIBUC, para falar sobre os preparativos em andamento para este grande evento.

 

A última Assembleia da CBB em Fortaleza aconteceu em 1989. Como está a expectativa dos irmãos que participaram daquela celebração e da nova geração que irá vivenciar, pela primeira vez, um encontro denominacional desse porte no Ceará?

“Eu sempre acompanhei as Assembleias da convenção, quase todas desde a minha juventude. Por uma série de razões, o convite foi postergado, mas entendemos que agora é um tempo oportuno para convidar os Batistas de todo o Brasil a estarem aqui na chamada ‘Terra da Luz’. Fortaleza, no Ceará, é realmente a Terra da Luz, e temos uma expectativa muito positiva. Não apenas queremos que os Batistas do Ceará conheçam mais de perto a obra Batista, mas também desejamos que as novas gerações, que não tiveram a oportunidade de participar das edições anteriores, saibam quem são os Batistas hoje e qual é a extensão do trabalho que realizamos no Brasil e no mundo.

Além disso, essa é uma oportunidade para que os mais velhos matem a saudade. Às vezes, as pessoas idosas têm dificuldade de se locomover e viajar para participar das assembleias convencionais. Ao trazer a Convenção para cá, temos certeza de que nossa unidade denominacional será ainda maior, e daremos aos idosos a oportunidade de conhecer e entender como está o trabalho Batista atualmente no Brasil e no mundo. Portanto, nossa expectativa é muito boa.”

 

A CIBUC tem realizado o “Encontro Mobiliza” em todo o estado. Quais têm sido os resultados deste chamado ao povo Batista cearense?

“Nós estamos promovendo uma mobilização interna. Desde o início deste ano, realizamos um culto mensal no qual explicamos o que é a Convenção Batista Brasileira para os Batistas da nossa Convenção. Durante esses cultos, apresentamos um vídeo mostrando o local e a programação, além de mobilizarmos para a Assembleia da Convenção. Temos o pastor Monroy, que é o líder desse movimento, e esses encontros ocorrem algumas vezes na capital e, em outras ocasiões, no interior. Inclusive, tivemos um encontro do Mobiliza com aproximadamente 150 a 200 pessoas no interior. Continuamos sempre fazendo aquele apelo: ‘Venha para a Terra da Luz!’”

 

Existe alguma mobilização com as Convenções da região Nordeste para a participação na Assembleia?

“Eu tenho mantido contato direto com alguns executivos de Convenções da região. Em maio, tive a oportunidade de participar da Assembleia da Convenção Batista Paraibana, onde falei sobre a Convenção e exibi um filme fazendo o convite. Embora não tenha estado recentemente no Nordeste, estive no Espírito Santo para conversar com os pastores de lá. Nesse contexto, me coloquei como um mensageiro e promotor da Convenção nos eventos em que participei.

Ainda planejamos dar uma atenção especial aos estados vizinhos. Até agora, nossa abordagem não foi muito direcionada nesse sentido, mas estamos preparando o envio de mais informações para as Convenções próximas. Nosso foco principal, no entanto, é o Ceará, pois temos acesso direto aos nomes das Igrejas, pastores e líderes aqui. Isso se aplica tanto aos pastores da Convenção Batista Cearense quanto aos da CIBUC”.

 

Qual o papel da Convenção hospedeira na Assembleia da CBB?

“Nossa responsabilidade é fornecer a infraestrutura para que o evento aconteça. Somos responsáveis pelo aluguel do local, da estrutura de palco, som e iluminação, e também podemos disponibilizar uma praça de alimentação e stands. Todo esse gerenciamento fica sob nossa responsabilidade, assim como os custos.

Agora, sendo muito transparente sobre como funciona a parte financeira, entendemos que é importante que as pessoas saibam: 50% do valor da inscrição fica com a Convenção Batista Brasileira e os outros 50% com a Convenção Estadual. Com esses 50%, a Convenção Batista Brasileira organiza a programação, convidando as pessoas que vão participar. Os outros 50% nos ajudam a cobrir os altos custos que temos para receber uma Assembleia convencional.

Na Convenção, há uma parceria, pois a programação não é definida apenas pela Convenção estadual ou pela Igreja, mas pela Convenção Batista Brasileira. A responsabilidade de toda a parte de estrutura e recepção fica a nosso encargo. Temos, portanto, a grande responsabilidade de receber bem os Batistas e fornecer a infraestrutura necessária”.

 

Fale sobre o Centro de Eventos do Ceará, local que receberá a nossa Assembleia.

“Este ano, estaremos em um local muito maior e melhor: o Centro de Eventos do Ceará, que é o segundo maior centro de eventos da América Latina e totalmente climatizado. Para você ter uma ideia, ele tem capacidade para receber simultaneamente cerca de 20 eventos. Nós ocuparemos uma parte dele, na área frontal, que é bastante privilegiada. Alugamos dois espaços significativos, incluindo um auditório com capacidade para 4.000 pessoas, o que nos permitirá montar o palco e organizar tudo de maneira adequada. Também teremos uma praça de alimentação e uma área de exposições em um ambiente com capacidade para cerca de 3.000 pessoas, totalizando 3.000 metros quadrados de espaço.

O Centro de Eventos não está localizado no centro da cidade, mas em um bairro de fácil acesso. Embora não fique muito próximo da Beira Mar, onde se encontram os hotéis, é possível chegar lá de Uber ou carro em cerca de 15 a 20 minutos. Outra opção é se hospedar perto da famosa Praia do Futuro, que também está a uma distância similar do Centro de Eventos.

Escolhemos esse local após avaliarmos várias outras opções. Embora o custo seja mais elevado, decidimos oferecer o melhor para os Batistas do Brasil. Temos certeza de que todos os que vierem ficarão muito bem acomodados, não apenas os convencionais, mas também aqueles que estarão trabalhando, trazendo produtos para venda e expondo suas marcas.”

 

Apresente também os locais onde acontecerão os eventos da Semana Batista.

“Nossa programação começará na segunda-feira, dia 27, com a abertura da campanha de Missões Mundiais na Primeira Igreja Batista de Fortaleza. Nos dias 28 e 29, terça e quarta-feira, teremos as reuniões pré-convencionais. Todos os locais já estão definidos e serão em Igrejas estratégicas de Fortaleza. Haverá uma reunião para jovens no Colégio Batista, e uma reunião maior, da Ordem dos Pastores, que acontecerá na Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém. Essa Igreja é de fácil acesso e possui uma estrutura maravilhosa para receber os pastores Batistas.

Outro encontro com um grande número de participantes será para os músicos, que também serão recebidos na nossa Igreja (PIB de Fortaleza) durante as reuniões pré-convencionais. Além disso, a Igreja Batista Alvorada servirá como um ponto importante de apoio para nossas reuniões com todos esses pastores.

A Semana Batista começará na segunda-feira, à noite, na nossa Igreja (PIB de Fortaleza) e se encerrará no domingo. Na manhã de domingo, teremos um encontro no Colégio Batista aberto a todos os Batistas que quiserem participar, com um treinamento na área de Igreja Multiplicadora e um evento em conjunto com a Junta de Missões Mundiais. Este será outro local importante para a reunião dos Batistas.

O templo da nossa Igreja não é tão grande, então seria difícil receber um grande número de Batistas no domingo pela manhã. Por isso, teremos cultos nas Igrejas Batistas de toda a cidade, onde os mensageiros poderão se espalhar. Além disso, haverá uma programação especial para todos que desejarem participar, voltada para as áreas de missões, treinamento e evangelização”.

 

A CIBUC indica alguma empresa para reserva de hotéis?

“Estamos também procurando facilitar ao máximo a vinda de quem não tem muitos recursos financeiros, mas deseja participar. Não queremos que ninguém deixe de participar por falta de recursos. Por isso, teremos uma hospedagem econômica em Igrejas próximas ao centro de eventos. Assim, quem optar por essa hospedagem ficará relativamente perto dos locais das reuniões.

Estamos trabalhando para garantir o translado desses irmãos para o local do centro de eventos, mas ainda não podemos confirmar isso. Aqui no Ceará, temos outra Convenção Batista, a Convenção Batista Cearense, que também está envolvida na mobilização. Ela disponibilizará para suas Igrejas e para quem desejar o Acampamento Batista, que fica um pouco mais distante. Aqueles que precisarem podem se hospedar lá e vir para as reuniões convencionais. Esse tipo de acerto deve ser feito diretamente com a Convenção Batista Cearense”.

Informações sobre a Hospedagem Econômica: Pr. Rubens Macedo Coutinho: (85) 98220-4030

 

Sou empresário e quero colocar stand na Assembleia. Como eu faço?

“Tivemos a preocupação de tornar isso o mais viável financeiramente para quem vem trabalhar conosco. Por isso, manteremos os mesmos preços de Foz do Iguaçu. Conseguimos isso com bastante esforço, pois entendemos que muitos dos expositores vêm do Sul e Sudeste, o que gera um custo adicional para chegarem até aqui. Dessa forma, decidimos manter o mesmo valor dos stands e de todos os espaços de exposição. Quem tiver interesse em participar da exposição conosco pode entrar em contato comigo: (85) 9 8778-0477. Basta mandar uma mensagem no WhatsApp, e no mesmo dia, no máximo, faremos o direcionamento.

Estamos muito atentos a isso e já recebemos vários contatos. Já conseguimos comercializar cerca de 65% dos stands disponíveis, com alguns expositores fechando e efetuando os pagamentos. Os pagamentos podem ser feitos de forma parcelada até o final do ano, o que facilita bastante. Estamos permitindo que o pagamento seja concluído até cerca de um mês antes do evento, para que as pessoas possam parcelar e trazer seus produtos”.

 

O que podemos esperar da ação evangelística na Praia de Iracema?

“No domingo à tarde, estamos convocando todos os Batistas para se reunirem. Faremos uma carreata que sairá de um ponto estratégico da cidade, no bairro Aldeota, na rua Desembargador Moreira, e seguiremos até a Avenida Beira Mar, uma área de grande movimentação. Vamos instalar algumas piscinas na Beira Mar para evitar os riscos relacionados à maré, e em frente ao mar, realizaremos dezenas de batismos simultaneamente, com a participação de pessoas da Cristolândia, missionários e pastores das Igrejas Batistas do Ceará, especialmente de Fortaleza.

Já estamos alinhando com os pastores para organizar essa programação de impacto, que acontecerá no dia 02 de fevereiro, domingo à tarde. Nesse dia, cancelaremos os cultos nas Igrejas à noite para que todos possam se reunir, como nos velhos tempos, quando os Batistas se encontravam em um único local para uma grande programação evangelística.

Ainda não sabemos quem irá cantar ou pregar nesse evento, pois isso está sob a responsabilidade da Junta de Missões Nacionais, mas em breve teremos essa informação. Estaremos todos com a camisa amarela “Jesus Transforma”, realizando um grande movimento de impacto. Entendemos que a Convenção deve abençoar não apenas os convencionais e as Igrejas envolvidas, mas também a cidade onde o evento está sendo realizado”.

 

Deixe uma mensagem de convite à participação na 104ª Assembleia da CBB

“Minha expectativa é muito boa. Sabemos que o Batista brasileiro tende a deixar as inscrições para a última hora, e essa tem sido sempre a história. Mas, se você puder se inscrever antes, é melhor, pois isso nos ajuda a nos preparar ainda melhor para receber todos os irmãos. Eu creio que já temos a estrutura necessária para receber muita gente, então contamos com você para trazer pessoas que queiram conhecer a Terra da Luz, curtirem os dias aqui conosco e participarem também da Assembleia Convencional”.

 

Isabelle Godoy

Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira