Notícia

Juventude Batista do Tapajós se reúne em congresso bianual

Nos dias 16 e 17 de agosto, na cidade de Itaituba - PA, aconteceu o Congresso da Juventude Batista do Tapajós (CONJUBAT), evento tradicionalmente realizado a cada dois anos, que tem como objetivo reunir e integrar as juventudes das cidades e comunidades ribeirinhas da região do Tapajós.

 

Com o tema “Chamados Para Fora”, a conferência teve como preletor o pastor Heber Aleixo, vice-presidente da Convenção Batista Brasileira, que encorajou a juventude presente a se posicionar no mundo atual se mantendo firme nos ensinos da Palavra de Deus. Além disso, foram realizados workshops para capacitação dos jovens, com temas como: “Comunicação e Mídia”, ministrado pela presidente da Juventude Batista do Tapajós, Miriani Jennifer; “Ministério Infantil nas Igrejas”, com Gabriela Valasques; “Louvor e Adoração”, com o cantor G. Hoffman; e “Evangelismo” com o pastor Matheus Maemo.

 

Kézia Rodrigues, que fez parte da organização do evento conta um pouco da sua experiência: “Quando começamos a planejar o Congresso, meses antes, o objetivo era claro: mobilizar toda a nossa juventude, de Itaituba e região, fazer o que fosse preciso para que o Congresso acontecesse. Houve reuniões e surgiram algumas ideias de como arrecadar recursos para arcar com todos os custos. Vieram caravanas de Jacareacanga, cidade que fica a 420 km de distância, por uma estrada em condições precárias; Rurópolis, a 360 km; Altamira, a 487,8 km; Novo Progresso, a 403,9 km; Santarém, a 368,5 km de distância, entre outras comunidades da região ribeirinha. Jovens de localidades mais distantes fizeram o possível e o impossível para estarem presentes”.

 

Airton Mourão, que participou como voluntário, também destaca suas impressões do evento: “Durante os dias de Congresso vi a energia contagiante dos congressistas e voluntários. Palestras sobre liderança, reino acessível e como viver a juventude sem deixar de ser cristão. Sei que muitos jovens saíram transformados. Além disso tenho certeza de que as oficinas foram um sucesso! Muitos saíram com planos concretos para implementar em suas Igrejas e comunidades. A sensação de estar contribuindo para algo maior foi indescritível. Percebi que cada um de nós tem um papel importante na missão da Igreja e que juntos podemos fazer a diferença”.

 

“Chamados para Fora” é um tema que nos leva a refletir sobre a missão cristã no mundo atual. É um convite à ação, ao envolvimento e à transformação. Ao nos lembrarmos de que somos chamados não apenas para viver nossa fé internamente, mas também para levá-la adiante, podemos fazer uma diferença significativa nas vidas das pessoas ao nosso redor. Que este congresso seja um marco na vida da Igreja, inspirando cada membro a atender ao chamado de Cristo no mundo.

 

Kézia Rodrigues

auxiliar de Comunicação da Juventude Batista do Tapajós