Notícia

“Noite Teológica” marca novo tempo para a Convicção Editora

A emblemática capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), na Tijuca - RJ, foi o palco de uma programação que tem a proposta de apresentar uma nova fase para a Convicção, a editora oficial da Convenção Batista Brasileira (CBB). No dia 27 de agosto, foi realizada a “Noite Teológica”, e o tema escolhido foi “Adoração e educação na formação discipular”.

 

Para falar sobre o tema, o escolhido foi o pastor Helder Cardin. Ele é mestre em Teologia Pastoral com ênfase em Educação Cristã e doutorando em Ministério. É pastor da Primeira Igreja Batista em Araras - SP. Além disso, é chanceler das Escolas Teológicas Palavra da Vida e professor pesquisador no Seminário Bíblico Palavra da Vida.

 

A celebração começou na condução dos alunos do curso de Música do Seminário do Sul, que mesclaram canções atuais e hinos que fazem parte de nossos hinários. Em sua palavra de abertura, pastor Heber Aleixo, diretor interino da Convicção Editora e 1° vice-presidente da Convenção Batista Brasileira, explicou que a ideia é ter momentos como esse nas semanas de reunião do Conselho Geral da CBB. Ao falar sobre a Noite Teológica, declarou que o momento ficaria “marcado não só na história da nossa Convenção, mas da nossa editora”. O diretor da Convicção Editora também ressaltou a importância da unidade denominacional, algo que o presidente da CBB, pastor Paschoal Piragine Jr., tem enfatizado através da frase “Juntos somos melhores”.

 

Outro ponto fundamental para o crescimento da Convicção Editora, segundo o pastor Héber Aleixo, são os pastores da Igreja. Em uma fala em tom descontraído disse que “os pastores são os gerentes do negócio” e que é necessário “ganhar o coração dos pastores não alcançados”.

 

Durante a “Noite Teológica”, o pastor Helder Cardin, preletor da noite, explorou o tema “Adoração e educação na formação discipular”, enfatizando a transformação cristã como um processo de “formar Cristo nas pessoas”. Ele detalhou a maturidade cristã em três aspectos: posicional, escatológica e dinâmica, e discutiu a importância da comunidade, adoração e piedade no amadurecimento espiritual.

 

Além disso,ele enfatizou a importância de cooperar com o movimento da editora de relançar materiais teológicos, observando que pastores mais antigos tiveram um aprofundamento teológico significativo durante a graduação.

 

Após o culto, pastor Héber Aleixo disse que “foi um momento marcante para a nossa denominação, não só pela presença da liderança Batista, mas também por ver educadores cristãos de várias partes do nosso país participando ativamente”. O diretor também destacou a compreensão do “estudo teológico, que orienta nossa matriz curricular e fundamenta nossa doutrina Batista”, e finalizou com a expectativa de que “a cada encontro como este, possamos reforçar nossa identidade, reafirmar o que os Batistas realmente creem e, acima de tudo, experimentar a graça e o amor do Senhor derramado sobre nós”

 

Já o pastor Helder Cardin disse ter um sentimento de “gratidão e alegria ao ver trazendo de volta (Convicção Editora) a produção de literatura de qualidade para a nossa denominação”. Além disso, disse que “poder fazer parte de uma noite teológica como essa, discutindo e refletindo sobre discipulado, me encanta muito, porque toda literatura que a editora produzir tem o propósito de capacitar pessoas para o ministério e para a formação de Jesus nelas. Foi muito bom reencontrar amigos e ver como Deus tem abençoado a nossa denominação; isso é, sem dúvida, uma grande alegria”, completou o preletor.

 

Quem também participou da celebração foi o pastor Paschoal Piragine Jr., presidente e diretor-executivo interino da CBB, que destacou o trabalho da Convicção Editora em “várias reformulações da literatura, do formato e da maneira como vamos distribuir o material. A intenção é que possamos atender às necessidades das Igrejas da melhor maneira possível e formar, como aprendemos nesta conferência, Jesus no coração e na vida de cada pessoa. A editora é uma grande ferramenta, e a área de educação cristã é essencial para colaborar com cada Igreja neste imenso país que é o Brasil”, declarou.

 

A Convicção Editora é responsável pelas publicações oficiais da Convenção Batista Brasileira tendo em seu acervo bíblias, livros e revistas com objetivo de servir as Igrejas da denominação com materiais apropriados às suas demandas e necessidades.

 

Estevão Júlio

jornalista responsável pelo Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira