IB do Barro Preto - MG recebe XIII Congresso Nacional Médicos de Cristo
Entre os dias 15 e 17 de agosto, a Igreja Batista do Barro Preto, em Belo Horizonte - MG, foi palco do XIII Congresso Nacional Médicos de Cristo, que reuniu mais de 250 profissionais de saúde e estudantes da área. O evento, com o tema “Ouça a voz, eis meu chamado”, baseado na passagem bíblica de Isaías 6.8, promoveu uma profunda reflexão sobre o chamado divino para levar o Evangelho através da área da saúde.
Glauco Santana, presidente da Associação Médicos de Cristo (MDC), destacou o objetivo principal do congresso: “Nossa intenção foi aumentar e despertar o grupo para levar o Evangelho através das nossas profissões. Tivemos mais de 200 inscritos e, além de palestrantes nacionais, contamos com nove palestrantes internacionais”.
A programação do congresso incluiu uma variedade de temas relevantes para a prática cristã na área da saúde, destacando seminários sobre bioética, mesas redondas sobre cuidados com pacientes terminais e distúrbios psiquiátricos, e simpósios sobre integridade e visão bíblica da sexualidade. “Os temas foram abordados com muita capacidade por servos verdadeiramente usados por Deus”, afirmou.
O evento também foi marcado por momentos de adoração e comunhão. “Tivemos cultos, louvor com o grupo de arte da Igreja Batista do Barro Preto e nossos estudantes. A comunhão foi maravilhosa nesses dias!”, acrescentou Glauco.
Jenniffer Daltro, uma das organizadoras do evento, celebrou o sucesso do congresso: “Contamos com 250 participantes e foi um sucesso. Tivemos vários patrocinadores, uma área de estandes, sorteios e brindes, mas o mais significativo foi a imensa comunhão entre os profissionais de saúde cristãos e o vasto conhecimento compartilhado sobre como levar o Reino de Deus para colegas de trabalho e pacientes”.
A missionária Doroti Campos, gerente de Ação Social da Convenção Batista Mineira (CBM), participou do congresso e compartilhou suas experiências no painel “Participação dos Batistas mineiros em desastres”. Doroti detalhou as estratégias dos Batistas mineiros em resposta a desastres naturais e emergências, abordando os desafios enfrentados e a atuação do Projeto Vida na Estrada. “Apresentei as iniciativas e estratégias da Convenção Batista Mineira, mostrando como integramos recursos locais e internacionais em nossas respostas a emergências. Ressaltei que, como cristãos, Deus nos chama para ser uma luz em meio às calamidades, e nosso papel como voluntários é oferecer esperança e suporte”, explicou Doroti.
O pastor Tarcísio Farias Guimarães, presidente da IB do Barro Preto, comentou o impacto do evento: “Foi uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o chamado do Senhor e colaborarmos com irmãos que têm respondido positivamente ao chamado para alcançar vidas em hospitais, clínicas, instituições de longa permanência e outros espaços de atuação dos profissionais da saúde. A Igreja Batista do Barro Preto, com muitos membros atuando na área da saúde, recebeu capacitação e encorajamento para cumprir nossa missão de apresentar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas, em todos os lugares”.
O XIII Congresso Nacional Médicos de Cristo, realizado em parceria com a CBM, foi um marco de inspiração e mobilização para os profissionais da saúde cristãos, reforçando o chamado para servir a Deus por meio de suas profissões. Ao encerrar, Glauco Santana deixou um convite especial: “Se você é profissional ou estudante da área de saúde, venha servir a Deus também através da nossa Associação!”.
Para conhecer e se filiar ao Médicos de Cristo, acesse o site ou Instagram: