O “Somos JBB” tem sido vivido intensamente no Norte do Brasil e alcançado lugares inimagináveis. A primeira quinzena de julho de 2024 ficou marcada na história por uma expressiva e significativa mobilização, realizada pela liderança da Juventude Batista Brasileira nessa região. Jéssica Martins e Leonardo Azevedo, coordenadora e conselheiro da JBB, respectivamente, vieram de Vitória - ES para visitar três JUBA’s.
Marabá - PA foi a primeira parada. Lá aconteceu um encontro com o atual presidente da Juventude Batista do Carajás (JUBAC), pastor Davi Godoy, e sua esposa, Andrea Godoy. A recepção foi calorosa e acolhedora, na qual tivemos um tempo de mesa com esse casal. Foi o primeiro encontro presencial registrado, entre a liderança da JBB e a liderança da JUBAC. Nessa ocasião, também contamos com a presença da coordenadora de Comunicação da JBB, Vanessa Barbosa
No dia seguinte, seguimos viagem para Tucuruí - PA, cidade-sede do Congresso da Juventude Batista do Pará - CONJUBAPA 2024. Que tempo! Tivemos o privilégio de percorrer a BR-230, a famosa Transamazônica, incluindo um bom trecho sem asfalto com poeira na cara e tudo mais. Após algumas horas na estrada, chegamos na Primeira Igreja Batista de Tucuruí e nos juntamos às cinco coordenadoras da JBB que também foram prestigiar o evento: Brenda Belmira (Missão), Débora Xavier (Vem Pra Vida), Elisama Torres (Capacitação), Rakel Braga (Oração). Além delas, Jacke Valeriano e Pedro Barros, líderes da Juventude Batista Capixaba e Juventude Batista Carioca, respectivamente, foram outros que estiveram conosco no CONJUBAPA. Nunca tantos líderes nacionais estiveram presentes simultaneamente em um evento local.
O CONJUBAPA 2024 foi uma bênção! Estar com a galera do Pará e tantos outros de diversos lugares, UNIFICADOS, foi desfrutar da pura comunhão do corpo de Cristo. Fica registrado aqui a nossa gratidão à presidente da JUBAPA, Gleidiane Lima, toda sua equipe e a cada voluntário pelo zelo e empenho na realização desse evento.
Seguindo para o último destino do nosso roteiro, chegamos em Macapá - PA, no meio de uma operação “Jesus Transforma”, que estava acontecendo na cidade. Durante a programação, participamos de uma EBF e até encenamos a esquete “Ladrão da Alegria”. Logo após, tivemos dois momentos de reunião, um com a liderança da Juventude Batista Amapaense (JUBAP), e outro com líderes regionais. Ouvimos deles que essa, talvez, tenha sido a primeira vez que líderes da JBB tenham ido visitar o estado. Richard Paz, presidente da JUBAP, e equipe foram maravilhosos conosco nos dias que estivemos no Amapá e para a glória de Deus, recebemos um excelente feedback desse encontro.
Foram 10 dias, mais de 2.000 km percorridos na região Norte, vivendo o que é ser Juventude Batista Brasileira. Obrigada aos líderes por aceitarem esse desafio, saibam que foi significativo demais tê-los aqui. Acredito que definitivamente está se rompendo um estigma histórico da região, que nos diz que somos “esquecidos”. Ainda precisamos chegar em outros estados, mas é importantíssimo destacar o trabalho de mobilização que tem sido feito no Brasil inteiro. Conscientes do excelente trabalho realizado pelos que vieram antes de nós, seguimos adiante AMANDO A DEUS E SERVINDO JUVENTUDES, compreendendo e vivendo O QUE NA VERDADE IMPORTA.