Notícia

Batistas Capixabas agradecem a Deus pela trajetória do Pr. Diego Bravim

Em clima de emoção e gratidão a Deus, aconteceu na 103ª Assembleia da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES), realizada na Primeira Igreja Batista de Vitória - ES, nos dias 27 a 30 de junho de 2024, a despedida do pastor Diego Bravim, que deixa a CBEES para assumir a função de diretor-Executivo da Convenção Batista Fluminense, a maior Convenção Estadual da América Latina.

 

Uma mistura de gratidão e tristeza dominou a todos. Gratidão, porque estávamos nos despedindo daquele que aprendemos a respeitar, que teve uma trajetória brilhante à frente dos Batistas Capixabas, e que estava nos deixando, no tempo de Deus e por sua própria vontade, sem qualquer constrangimento entre ele e a Convenção. Tristeza, porque aprendemos a amá-lo e a sua família, e agora estávamos efetivamente nos despedindo dele, como nosso diretor Geral, da irmã Gleiziany, sua esposa, e da Elisa e Alice, suas filhas.

 

Autoridades civis e eclesiásticas, amigos da família Bravim e Batistas de todo o estado do Espírito Santo, lotaram o templo da Primeira Igreja Batista de Vitória, para honrar a trajetória de 10 anos do pastor Diego Bravim à frente da Convenção.

 

O governador do estado, Renato Casagrande, entregou uma placa de honra ao mérito, destacando a preciosidade da vida do homenageado como patrimônio dos Batistas Capixabas. O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos, e o deputado Danilo Baiense, entregaram a maior honraria concedida pelo parlamento capixaba, a Comenda “Domingos Martins”. A Câmara Municipal de Serra, através dos vereadores José Artur Oliveira Costa e Anderson Muniz, juntamente com ex-prefeito de Serra, Audifax Barcelos, concederam uma distinção honorífica. O prefeito de Vitória e a Câmara Municipal de Vitória, na pessoa do vereador Davi Esmael, entregaram mais um título honorífico. O Fórum Evangélico de Cariacica, na pessoa de Eduardo Lima, destacou a importância do pastor Diego, entregando-lhe uma placa.

 

Participou também das homenagens o pastor Amilton Vargas, atual diretor-Executivo da CBF, que registrou em nome do campo Batista Fluminense sua palavra de gratidão a Deus pela vida do pastor Diego e pelo “precioso presente” que os Batistas Capixabas concederam aos Batistas Fluminenses.

 

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil Seção Espírito Santo (OPBB-ES), através do seu diretor-Executivo, pastor Sant’Clair Dias de Souza, e presidente, pastor Ednan Santos Dias da Silva, entregou uma placa de honra ao mérito, em reconhecimento por sua dedicação ao povo Batista Capixaba.

 

Estiveram também presentes os pastores Sócrates Oliveira de Souza, chanceler da Convenção Batista Brasileira e Paschoal Piragine Júnior, presidente da CBB.

 

A pedido do pastor Diego, a oração de envio foi feita pelo pastor Addison Caio Magalhães Cintra, o diretor-Executivo mais longevo do campo Batista Capixaba, que antes da oração, disse ao pastor Diego: “Este é um momento difícil para nós, mas você é um homem que colocou sua vida nas mãos de Deus! O tempo não nos pertence, pertence a Ele! Chegou a hora de mudar de campo, de respirar novos ares! Particularmente, quero agradecer a Deus e a você, a oportunidade de ter te conhecido e trabalhado juntos por algum tempo. Espero que você continue recebendo as ricas bênçãos de Deus no seu novo campo, juntamente com a sua família, em todos os dias do seu viver!”.

 

Ao assumir a direção executiva da CBEES, pastor Diego encontrou enormes desafios: um cenário de perdas materiais, éticas, divisão, retenção na cooperação. Ao deixar a direção executiva, o cenário é de prosperidade: todas as contas sanadas, Acampamento Batista Capixaba (ABC) revitalizado, projetos missionários em execução, Centro de Educação Teológica do Espírito Santo (CETEBES) avançando com oito unidades, centenas de pastores recebendo encorajamento e capacitação através da Academia da Alma. A credibilidade e o orgulho interno da comunidade Batista Capixaba voltou! Hoje, pela graça de Deus e pelo esforço de 800 Igrejas presentes nos 78 municípios e 90 mil Batistas no estado do Espírito Santo, somos uma denominação Batista forte! Como o profeta Samuel, podemos afirmar com absoluta convicção: “Até aqui o Senhor nos ajudou!”.

 

Concluída a homenagem, pastor Diego Bravim, profundamente emocionado, agradeceu a direção de Deus, o apoio da sua família, da sua equipe, dos ex- -presidentes da Convenção e de todos os Batistas Capixabas. “Paulo plantou, Apolo regou, mas foi Deus quem deu o crescimento!”, afirmou o pastor, que se despediu beijando o púlpito, que para ele naquele momento representava a denominação Batista Capixaba.

 

Os Batistas Capixabas louvam a Deus pela vida preciosa do pastor Diego, pelo legado deixado a nós, e ao mesmo tempo rogam ao Senhor da seara que seja uma bênção no campo Batista Fluminense, assim como foi bênção no campo Batista Capixaba!

 

Os desafios continuam. Ainda há muito por fazer. A ordem de Deus é que marchemos!

 

Ministério de Comunicação da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo