Notícia

III Colóquio do Seminário Equatorial é realizado em Belém - PA

O III Colóquio do Seminário Teológico Batista Equatorial foi realizado em Belém - PA, nos dias 10 e 11 de junho. Com a participação de docentes, discentes, técnicos administrativos e convidados, o momento proporcionou a atualização de temas relevantes no contexto cristão e o exercício científico de alunos dos cursos de bacharel em Teologia e de Pedagogia, por meio de apresentações e discussões realizadas em Grupos de Pesquisa da instituição.

 

Com dois dias de atividades, discentes e docentes apresentaram suas frentes de pesquisa, tanto nos Grupos, quanto nas disciplinas dos cursos do Seminário Equatorial, entre eles, a cosmovisão cristã em aspectos como aconselhamento espiritual, guia para questões bioéticas, apologética, o choque cultural e a questões relacionadas à ética cristã na família, problema da pornografia, infanticídio, dentre outros.

 

Com o trabalho intitulado “O papel da cosmovisão cristã no choque cultural por missionários e pastores em diversos campos missionários”, o discente de Teologia Marcos Vinicius Ferreira da Silva, membro da Primeira Igreja Batista em Santa Izabel do Pará - PA, apontou um panorama do que tem pesquisado.

 

“Estudo esse choque cultural enfrentado por pastores e missionários Batistas em campos paraenses. Com meu trabalho, planejo auxiliar novos missionários que busquem realizar trabalhos no Pará, auxiliando-os a conseguirem se desenvolver de forma mais assertiva e consciente dos desafios do campo”, disse.

 

Além das comunicações de pesquisas, o III Colóquio oportunizou aos participantes várias palestras, entre elas, a “EBD e a Era Digital”, apresentada pela professora doutoranda Ana Cláudia Machado; “Fundamentos da Cosmovisão Cristã”, proferida pelo professor doutor Samuel Campos, ambos professores da casa. “Igreja: reflexões contemporâneas a partir das suas metáforas bíblicas”, apresentada pelo professor mestre Ricart Lopes Júnior; “Teologia da Cruz em Lutero e vida cristã: aplicações contemporâneas”; e “Relatos de Experiência como membro do comitê de Tradução da Nova Versão Transformadora (NVT) e do Comitê de Revisão da Nova Versão Internacional (NVI)”, proferidas pelo professor doutorando Tiago Abdalla, ambos do Instituto Missionário Palavra da Vida – Belém - PA.

 

Para o coordenador do III Colóquio, professor Samuel Campos, a programação vai além de um momento de discussão científica, mas se propõe também ser benção na vida dos participantes.

 

“Com o Colóquio, estimulamos nossos alunos à produção acadêmica e iniciação científica, pois nosso objetivo é que eles desenvolvam artigos a partir do que estão estudando, mas não somente isso, queremos que eles relacionem a vida acadêmica com a Igreja. Também com o evento, pretendemos sempre abençoar o povo de Deus e a Igreja”, disse o professor.

 

Durante os dois dias do Colóquio, mais de 230 participantes prestigiaram a programação nos formatos presencial e online. Para o diretor-adjunto administrativo do Seminário Teológico Batista Equatorial, Jefferson Dantas, as discussões são contemporâneas e importantes para a formação dos vocacionados.

 

“Nosso Seminário é uma casa de excelência e honramos os mais de 68 anos de história formando vocacionados para o Reino e uma das aprimorações dessas formações são os nossos Colóquios. Eles estão integrados com as discussões sociais contemporâneas e nossos alunos podem vivenciar e experimentar esses diálogos entre o fazer científico, por meio da orientação de nossos mestres muitíssimos capacitados e comprometidos em dialogar com os temas da sociedade por meio da Palavra de Deus”, pontua o diretor.

 

E, para quem quer rever o III Colóquio ou conhecer mais das atividades do Seminário Equatorial, é só acessar nosso blog, disponível no site www.seminarioequatorial.com.br.

 

William Costa

jornalista, doutorando em Comunicação e membro da Primeira Igreja Batista em Murinin - PA