Notícia

EBD para o ALTO apresenta o ensino da Bíblia em nova perspectiva

A Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil (OECBB) realizou no último dia 27 de abril o seu primeiro projeto nacional de capacitação, o EBD para o ALTO. O projeto teve o seu primeiro protótipo em 2022, na cidade de Jundiaí - SP, e foi operacionalizado, na época, pelo Polo do Seminário de Educação Cristã (SEC) na Primeira Igreja Batista da Penha - SP; em 2023 teve mais um protótipo em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Somente em 2024, passou a ser um projeto da OECBB e foi ampliado para alcançar todo o Brasil. A coordenação nacional do projeto está com a educadora cristã Vanessa Ramos, da Primeira Igreja Batista de Petrolina - PE.

 

Este ano, o evento aconteceu em 11 estados diferentes, envolvendo as cinco regiões do Brasil. Ao todo, foram 18 edições simultâneas, com cerca de 1600 pessoas participando, entre pastores, educadores, líderes, professores e alunos de EBD. Foram mais de 360 Igrejas alcançadas em um único dia, o que representa milhares de alunos alcançados de forma indireta. Essa experiência foi um piloto, uma vez que a proposta é que o evento se repita todos os anos, sempre no último sábado de abril, dia que antecede ao Dia da Escola Bíblica entre os Batistas Brasileiros.

 

O destaque ficou com o estado do Tocantins que capacitou 353 pessoas em suas duas edições (Araguaína e Palmas); seguido pelo estado de São Paulo com 340 pessoas em suas duas edições (São Paulo e Jundiaí); o estado do Rio de Janeiro foi o que teve mais edições simultâneas, sendo duas na Convenção Batista Carioca (CBC) e três na Convenção Batista Fluminense (CBF); o Piauí também teve duas edições acontecendo na capital. Pernambuco se destacou ao levar o evento para o sertão, na cidade de Petrolina; o estado de Goiás fez importante parceria com o Seminário Teológico Batista Goiano (STBG); o estado do Mato Grosso do Sul ofereceu a única versão online deste ano e os estados do Rio Grande do Sul, Minas, Sergipe e Alagoas deram um grande passo para o início de futuras seções da OECBB.

 

O EBD para o Alto propõe uma abordagem educacional inovadora, onde líderes e facilitadores são capacitados não apenas para transmitir conhecimento, mas para ensinar com a vida, envolvendo as pessoas em relacionamentos intencionais de apoio mútuo, num ambiente de aprendizado enriquecedor e transformador. A ideia é impulsionar as classes de ensino bíblico e a vida dos participantes para um nível mais elevado, para o Alto, na direção do Criador.

 

Os objetivos do projeto incluem capacitar Igrejas para ensinar a Palavra de Deus com sabedoria e excelência, capacitar facilitadores para o ensino discipulador na EBD, conscientizar pastores e líderes sobre a importância da Educação Cristã, despertar vocações para o ministério educacional nas Igrejas e divulgar conteúdos relevantes para a obra educacional Batista.

 

A estrutura e o funcionamento do projeto envolvem uma parceria entre OECBB, suas seções e a Convenção Estadual ou Associação de Igrejas interessadas. Cada parceiro tem responsabilidades específicas para garantir o bom desenvolvimento do projeto e a disseminação dos seus objetivos. A expectativa da OECBB é que em 2025 o projeto amplie seu alcance para todos os estados do Brasil e, futuramente, para cada uma das associações de Igrejas.

 

Vamos espalhar a Palavra de Deus!

 

Elana Costa Ramiro

educadora Cristã da Primeira Igreja Batista da Penha - SP

e diretora executiva da

Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil