Notícia

Convenção Batista Amapaense realiza 18ª Assembleia Geral Ordinária

Nos dias 15 a 17 de março de 2024, hospedada pela Primeira Igreja Batista de Macapá - AP, 123 mensageiros enviados pelas Igrejas Batistas amapaenses reuniram em Assembleia Geral da Convenção Batista Amapaense (COBAAP), com o tema “O Princípio da Cooperação: um valor para a vida da Igreja”, com divisa em Efésios 4:4 e tendo como orador oficial o pastor Estevam Fernandes, da Primeira Igreja Batista de João Pessoa - PB.

 

As atividades foram presididas pelo pastor Adiel Vitória Fagundes, então presidente da COBAAP, junto ao então vice-presidente, pastor Lauadir Júnior. O tema escolhido para esta AGO foi mais que oportuno e Deus usou a instrumentalidade do pastor Estevam Fernandes para falar profundamente ao coração dos presentes, nos animando a perseverar ante os desafios para o avanço dos Batistas no Amapá.

 

Os novos membros eleitos da Diretoria Estatutária para o biênio 2024/2026 são os seguintes irmãos: pastor Isaías Bento Júnior (presidente); Eliane da Graça (1ª vice-presidente); Roosevelt Gonzaga (2º vice-presidente); e para compor as três vagas da secretaria, na ordem de eleição, as irmãs: Darcy Ramos, Alessandra Araújo e Lucélia Pereira.

 

A nova Diretoria eleita tem grandes desafios pela frente para cumprir a missão evangelizadora, entre elas, receber a Carreta Missionária dos Batistas brasileiros, coordenada pela JMN, numa grande ação, em julho deste ano, para uma grande mobilização na capital Macapá.

 

De acordo com o Censo do IBGE (2022), a capital do Amapá tem 442.933 habitantes, e conta com 20 Igrejas Batistas e seis Congregações, totalizando pouco mais de 1.000 membros. A população da capital representa cerca de 60% dos 733.508 habitantes do estado do Amapá, onde há um total 33 Igrejas e 18 Congregações. Temos um vazio Batista em 30%, com possibilidade de plantar uma Igreja para cada grupo de 10 mil habitantes.

 

Nosso maior desafio é mais obreiros para a seara do Mestre. Porém, seguimos firmes porque saímos desta AGO com a certeza de que, na dependência do Espírito Santo, juntos somos mais fortes, podemos fazer mais e ir mais longe. Certamente “havemos de colher, frutos abundantes, havemos de colher.”

 

“Sou grato a Deus por testemunhar este grande momento de celebração a Deus e pela oportunidade de ter servido como presidente da Convenção no biênio 2022/2023 e parte do ano de 2021, quando assumi a vacância do presidente que se mudou para outro estado. Pela graça de Deus e contando com o apoio das Igrejas do nosso campo, conseguimos avançar em algumas áreas, como capacitação, congressos de famílias no interior do estado e, mais recentemente, o retorno da Ação Jesus Transforma ao Amapá, fruto da parceria com a Junta de Missões Nacionais (JMN)”.

 

Adiel Vitória Fagundes

pastor, presidente da Convenção Batista Amapaense no biênio 2022/23