Notícia

Projeto Vida na Estrada recebe prêmio da Aliança Batista Mundial

 

O Projeto Vida na Estrada foi escolhido pela Aliança Batista Mundial (BWA) como um dos mais importantes projetos na área de assistência social atuantes no Brasil. A organização reconheceu a contribuição do projeto, desenvolvido pela Convenção Batista Mineira (CBM), através da Gerência de Ação Social, na redução de riscos sociais e pessoais, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, também em mitigar a violência urbana em Minas Gerais. O projeto participou de um processo de seleção em setembro de 2023, sendo escolhido entre centenas de projetos submetidos ao crivo da BWA.

 

“O Projeto Vida na Estrada aprovado pela Aliança Mundial Batista é considerado uma abordagem inovadora e criativa para o evangelismo no século XXI. A BWA ficou impressionada com a natureza integral do projeto, não apenas centrado na alma, mas também nas necessidades psicossociais da comunidade. Os objetivos do projeto, particularmente em relação ao desenvolvimento comunitário holístico, estão em sincronia com a direção estratégica da BWA em relação à parceria com os Batistas a nível mundial para impactar o mundo para Cristo”, afirma Everton Jackson, diretor Integral de Missões da Aliança Batista Mundial.

 

De acordo com o diretor-executivo da CBM, pastor Marcio Santos, ter recebido esse prêmio é motivo “de alegria e orgulho para os Batistas mineiros, para nossa Convenção, ter mais um projeto de envergadura como o Vida na Estrada sendo reconhecido pela Aliança Batista Mundial, importante instituição mundial que apoia, encoraja e fortalece Batistas no mundo todo na missão de pregar o Evangelho. E o nosso projeto tem, de forma integral, alcançado as pessoas, pois enquanto recebem atendimentos médicos, odontológicos de autocuidado e outros tipos de atendimentos, nossos voluntários falam sobre o amor e a salvação que existe somente em Jesus Cristo. Pessoalmente, estou muito grato por ver um sonho de anos atrás impactando vidas e recebendo esta premiação tão honrosa”, disse.

 

O Projeto Vida na Estrada está comprometido em garantir o acesso a serviços socioassistenciais e direitos humanos para crianças, adolescentes, mulheres e idosos. O trabalho abrange uma ampla gama de atividades, desde consultas médicas e exames preventivos, até apoio psicológico e ações que promovem a cidadania e o desenvolvimento humano. As atividades vão além do atendimento médico, abrangendo também serviços de bem-estar, como cuidados pessoais, oficinas de artesanato, recreação ao ar livre para crianças e programas educacionais para adultos. Tudo isso é oferecido gratuitamente, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade e depressão, e promovendo uma melhor qualidade de vida.

 

“Operamos em comunidades locais, levando serviços sociais essenciais por meio de nossa unidade móvel, equipada com gabinetes odontológicos e espaços de atendimento social e psicológico. Além disso, oferecemos palestras educativas sobre segurança doméstica, saúde da mulher e da criança, além de intervenções para questões relacionadas a drogas, álcool e violência doméstica. E juntamente com os cuidados físicos, também demonstramos e falamos do amor de Jesus. Muitas pessoas têm se reconciliado e até mesmo rendido suas vidas a Jesus através do Projeto Vida na Estrada”, explica Doroti Campos, gerente de Ação Social da CBM.

 

Em cinco anos, o Projeto apresenta números surpreendentes! Foram 92 cidades visitadas, totalizando 42.384 quilômetros percorridos, 16.877 pessoas atendidas, com 18.022 atendimentos. E ainda realizou 50.884 procedimentos médicos e sociais com o apoio de 2.565 voluntários. Atendeu também quatro estados e três cidades em estados diferentes. “O Projeto Vida na Estrada não é apenas sobre serviços, é sobre fortalecer laços e nossa presença não apenas alivia as vulnerabilidades sociais e pessoais, mas também promove uma convivência familiar mais saudável e resiliente”, afirma Doroti.

 

Centenas de vidas já foram impactadas pelas ações promovidas pelo Vida na Estrada. Uma delas foi a Heloiza, que voltou a sorrir ao passar por tratamento odontológico na Unidade Móvel do Projeto: “Sofri um acidente e perdi alguns dentes, e outros ficaram quebrados. O Projeto Vida na Estrada me concedeu a oportunidade de ter meu sorriso de volta. Estou muito feliz por ter me proporcionado essa alegria”. O Maurício também conquistou um novo sorriso ao assentar na cadeira do consultório do Projeto: “Sou ex-dependente químico, meus dentes estavam todos estragados. Fui abençoado com o tratamento de dente pelo Projeto Vida na Estrada e, assim, voltei a sorrir. Agradeço à Convenção Batista Mineira por essa oportunidade”.

 

Além das pessoas atendidas e abraçadas em suas vulnerabilidades, o Projeto também impacta a vida daqueles que dedicam voluntariamente suas habilidades nas mais diversas áreas para abençoar vidas.

 

“É um Projeto de extrema importância para a comunidade. A gente percebe a dedicação em ofertar o melhor para a comunidade, com materiais de qualidade, consultórios impecáveis. Oferecer saúde às pessoas não tem preço. Quero agradecer e parabenizar à Convenção Batista Mineira pela oportunidade de participar e pela visão de responsabilidade social”, disse a dentista Olívia Paniago.

 

A enfermeira Solange Freitas já atuou duas vezes como voluntária e compartilha o quanto o projeto impactou na sua escolha de estudar enfermagem.

 

“Estou completando 60 anos, e conheci o Projeto Vida na Estrada em 2019, no Vale do Jequitinhonha. Enquanto aguardávamos a chegada dos profissionais da saúde, percebi a necessidade de uma enfermeira, pois não havia entre os voluntários esse profissional. Então, nasceu ali o sonho de ser uma enfermeira e, um dia, trabalhar nesse Projeto. E, hoje, estou aqui no Vale do Aço, na cidade de Coronel Fabriciano, atuando como enfermeira, fazendo a diferença na vida das pessoas”, conta.

 

Para Doroti Campos, missionária da CBM, tantas histórias e números tão significativos receberem esse reconhecimento da Aliança Batista Mundial é mais um motivador para continuar transformando vidas.

 

“Estou muito agradecida por esse reconhecimento do esforço conjunto dos Batistas mineiros que trabalham pela transformação social e pregação do Evangelho em toda Minas Gerais. Vamos prosseguir com nosso compromisso inabalável de promover o bem-estar e a autoestima em comunidades carentes do nosso Estado. Ainda há muita estrada a percorrer e pessoas para alcançar!”, bradou a missionária mineira.

 

 

Kátia Brito, jornalista da Convenção Batista Mineira


 
 

Fotos