“Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (I Co 10.31).
Recentemente, me deparei algumas vezes com a seguinte frase: “Eu sei que você morreria por aquilo que acredita, mas será que você viveria por isso?” Esse tipo de frase tende a causar um certo impacto – pelo menos em mim – e me fez pensar: “Será que eu tenho vivido por aquilo que eu acredito?”
Muitas vezes, criamos a imagem de que viver pelo Reino só é possível se largarmos tudo e passarmos a viver uma aventura missionária. É claro que ações como essa são admiráveis e totalmente necessárias (então, se Deus te chamou, não perca tempo e vá mesmo). Mas viver pelo Reino envolve muito mais do que isso e não necessariamente exige um chamado para ser missionário de campo.
Viver pelo Reino começa nas pequenas coisas do nosso dia – até mesmo numa simples refeição, como nos afirma o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10.31. Ou seja, essas pequenas coisas, como as nossas refeições, podem e devem refletir a glória de Deus.
E, para facilitar nossa compreensão, vou deixar aqui três formas pelas quais nossas refeições podem mostrar o Extraordinário em Nós:
1. Através da alimentação balanceada, para cuidar do corpo, que é o templo do Espírito Santo e foi confiado a cada um de nós.
2. Saboreando as coisas que o próprio Criador deixou para nos alimentarmos, o que também é uma forma de adoração.
3. Por último, simplesmente usando essas refeições para servirmos uns aos outros, o que também é uma forma de gratidão e comunhão.
Viver para a glória de Deus é um dos maiores – senão o maior – privilégios que nós temos na caminhada cristã. É assim que podemos demonstrar e exercer a nossa confiança nEle: vivendo apegados a Ele e com a nossa fé depositada no lugar certo.
Essa confiança é demonstrada através das nossas práticas diárias – desde as refeições mais simples até a maior das vitórias. Em tudo, sempre nos lembrando de honrar a Deus, sendo responsáveis por nossas ações e usando cada oportunidade, por menor que pareça, para vivermos para a glória dEle.