Artigo

Eu vou discipular!

Quando o Senhor Jesus Cristo chamou Seus primeiros seguidores, deixou claro para eles que Sua intenção era prepará-los para uma tarefa global: pregar o Evangelho a toda criatura, indo até elas mundo afora. Obviamente, para que isso acontecesse, era necessário que eles se aprofundassem no conhecimento de Jesus, desenvolvessem suas virtudes e seguissem seu comportamento, com a finalidade de imitá-lo.

 

Após a Sua ressurreição, Jesus Se encontrou com Seus discípulos e deu-lhes a missão que ficou conhecida como a Grande Comissão. Essa ordem foi dada ao colegiado imediato de discípulos de Jesus, mas também extensiva a todos os cristãos ao longo da história, até hoje. A importância da Grande Comissão para os cristãos reside no fato de que ela expressa o coração de Deus e a razão pela qual Jesus veio ao mundo: salvar a humanidade, mediante a fé nEle, e estabelecer um relacionamento pessoal e eterno com cada um de nós. Além disso, estabelece o discipulado como uma prática central da fé cristã.

 

O objetivo principal do discipulado de Jesus era formar seguidores comprometidos com a obediência aos Seus ensinos, dispostos a pregar o Evangelho a outras pessoas e ensiná-las a fazerem o mesmo com outras pessoas.

 

Em termos práticos, o discipulado é uma relação intencional, em que um cristão mais experiente investe tempo, energia e recursos no aprimoramento da vida espiritual de outro crente, com o propósito de formar e capacitar novos discípulos, tendo em vista o cumprimento da Grande Comissão ordenada por Jesus (Mateus 28.16-20).

 

O discipulado deve ser compreendido como um processo contínuo e dinâmico de crescimento espiritual e transformação pessoal, que envolve:

 

Tempo de oração: a oração é a base do relacionamento com Deus. Antes de iniciar o processo de discipulado, ore pedindo orientação, sabedoria e discernimento. Ore pedindo a Deus para abrir seu coração e mente para os ensinamentos e experiências que virão.

 

Estudo da Palavra de Deus: o estudo da Bíblia é imprescindível no processo de discipulado. Dedique tempo regular para ler, meditar e aplicar a Palavra de Deus em sua vida.

 

Desenvolvimento de relacionamentos autênticos: o discipulado envolve relacionamentos genuínos e transparentes. Estabeleça e nutra novos contatos com pessoas por quem você já está orando. Seja intencional.

 

Serviço ao próximo: lembremos que Jesus nos chamou para servir aos outros e compartilhar o amor de Deus. O serviço é uma parte importante do discipulado e ajuda a colocar em prática os ensinamentos de Jesus.

 

Compartilhamento da fé: à medida que você for desenvolvendo os novos relacionamentos, compartilhe sua fé com as pessoas. Testemunhe sobre as mudanças que Deus fez na sua vida e o valor que o discipulado tem para você até hoje.