Artigo

Acolhimento e a glória de Deus

“... acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus” (Rm 15.7).

 

Acolhimento está relacionado com aceitação e recepção. É bom ser bem tratado, recebido e acolhido. O acolhimento é uma das mais poderosas chaves para a fidelização. Só nos relacionamos de forma profunda com quem nos sentimos bem e com quem nos acolhe. Na comunidade cristã, nós temos que nos aceitar, acolher; ser receptivos e hospitaleiros. A comunidade cristã tem que acolher as pessoas que chegam assim como Cristo nos acolheu. Temos que receber as pessoas de braços abertos, com um sorriso no rosto e com a disposição de ajudar.

 

Precisamos reformular algumas frases utilizadas ao receber nossos irmãos em Cristo. Quando encontramos um irmão (a) que há tempo não vemos, logo falamos: “Tá sumido hein!”; “Por que você não veio no domingo passado?” ou “Nossa! Quanto tempo!”. Essas expressões revelam mais cobrança do que acolhimento. Nosso lema será: “Senti a sua falta”. E essa expressão não é cobrança, ressalta o valor da pessoa na comunidade cristã.

 

As pessoas devem sentir que são importantes em nossas Igrejas. Algumas frases que demonstram amor: “Que bom que você veio”; “É bom te ver por aqui” ou “Seja bem-vindo em nome de Jesus”. A Bíblia nos ensina a usarmos nossos lábios para abençoar vidas, proclamar palavras edificantes que honrem a Deus e motivem nossos irmãos. Nossos lábios devem exaltar o Senhor e estimular nossos irmãos (ãs) na continuidade da caminhada cristã. Boas palavras, temperadas e regadas de sabedoria, são utilizadas para demonstrar amor e para acolher vidas preciosas.

 

Acolhimento está relacionado com a graça de Deus. Em Jesus fomos acolhidos por Deus e recebemos o “poder de sermos chamados filhos de Deus” (cf. João 1.12). Em Jesus fomos acolhidos no Reino dos céus, acolhidos na família de Deus para a glória dEle, e assim devemos investir tudo o que temos e somos para acolher vidas preciosas, a fim de que a glória de Deus seja manifestada. Quando uma pessoa perdida é acolhida com amor, perdão e graça, a glória de Deus é manifestada e o Senhor é glorificado. Mas também, quando nos acolhemos uns aos outros como Cristo nos acolheu, a glória de Deus é manifestada.

 

Como queremos que a glória de Deus alcance mais vidas, nós entendemos que o acolhimento é muito mais do que uma palavra bonita, mas, sim, um estilo de ser da Igreja. Assim como você foi acolhida (o), invista no acolhimento de outras vidas e famílias. Há muitas pessoas precisando de acolhimento ao seu redor e Deus deseja que você manifeste a glória dEle através do acolhimento. Acolher é viver para a glória de Deus. Que sejamos uma Igreja acolhedora para a glória de Deus!

 

Jeferson Cristianini

pastor, colaborador de OJB