Artigo

A família e as redes sociais

Facebook, WhatsApp, Instagram, X, TikTok, Youtube, LinkedIn e tantos outros nomes que a gente não sabe que existem. Antigamente, só tínhamos o Orkut. Quem se lembra dele? Era uma novidade.

 

Pois bem, como podemos conviver com as redes sociais? Até que ponto podem beneficiar e atrapalhar os relacionamentos familiares? Como podemos usá-las a nosso favor para fortalecer a família?

 

Convivendo com elas e observando muitos comportamentos, atrevo-me a pontuar alguns conselhos para que contribuam para o fortalecimento familiar.

 

1 - Cuidado com as fotos nas redes sociais

Tenho visto muitas pessoas expondo fotos, especialmente de crianças, nas redes sociais. As imagens postadas podem correr o mundo e ser usadas para fins perniciosos. Portanto, muito cuidado com as fotos que você posta nas redes, especialmente aquelas que podem ser usadas por pedófilos.

 

2 - Evite discutir assuntos familiares nas redes sociais

Redes sociais são para falar de coisas amenas. As conversas sobre temas delicados devem ser feitas pessoalmente. Tenho visto muitas famílias em verdadeiro “pé de guerra” por opiniões postadas no WhatsApp, especialmente. Tenho visto pais e filhos travarem uma verdadeira briga nas páginas do Facebook. Isso em nada edifica a família.

 

3 - Use as redes sociais para aproximar os distantes, mas sem esquecer aqueles que estão próximos

Alguém já disse que as redes sociais aproximam os distantes, mas afastam aqueles que estão próximos. É verdade! Quantas vezes estamos “conversando” com um parente que está num outro continente, mas esquecemos de dirigir uma palavra ao parente que está do nosso lado. Já vi casais e famílias inteiras em restaurantes onde todos os membros estavam conectados no WhatsApp e nenhuma voz se ouvia.

 

4 - Subjugue os celulares

Todas as mídias sociais estão nos celulares, através dos aplicativos. Conheço um chefe de família que instituiu a “caixinha dos celulares”. O que é isso? A caixinha dos celulares nada mais é do que uma caixa de sapato onde são colocados os aparelhos dos membros da família quando estes chegam para o almoço em família. Não é uma boa prática?

 

5 - Use as redes sociais para a edificação da família

Muita imoralidade, pornografia, fofocas e maledicências são veiculados nas redes sociais. Procure filtrar o que você recebe. Não repasse apressadamente um texto sem verificar sua procedência e veracidade. Não permita que sua família seja uma propagadora de imoralidade, mentiras e boatos. Use as redes sociais para promover a paz, a edificação mútua compartilhando mensagens inspirativas e abençoadoras. Tenho visto muita coisa boa nas redes sociais, como orações, mensagens de textos edificantes e inspiradoras..

 

6 - Não permita que as redes sociais roubem o seu tempo

Com o advento das redes sociais, muito tempo é dedicado digitando, vendo vídeos que são transmitidos. Vigie para que as redes não roubem seu tempo da leitura de bons livros, especialmente da Bíblia, a Palavra de Deus.

 

Gilson Bifano

Preletor, conferencista e coach na área de família e casamento.