Notícia

Segunda Igreja Batista de São Luís - MA celebra 64 anos

No dia 01 de maio de 2021 comemorou-se os 64 anos da Segunda Igreja Batista de São Luís-MA, conhecida carinhosamente como SIB. De forma presencial e online através do canal da Igreja no Youtube, ‘Comunicação SIB’, a comunidade, irmãos e amigos do Evangelho se reuniram para glorificar a Deus por mais um ano de existência desta agência missionária do Reino.

 

 Foi um dia de grande alegria, adoração e gratidão ao Senhor pela sua fidelidade e amor. O preletor da noite foi Anderson Carlos Guimarães Cavalcanti, pastor titular da Igreja, que ministrou ao coração da Igreja de Cristo uma mensagem edificante baseada nos textos de João 2.13-22 e I Coríntios 6.14,17,19-20 “O Templo Indestrutível”. O culto contou com a participação do ministério de louvor da Igreja, o grupo Primícias do Louvor e do Coral Exultai através de uma linda canção gravada pelos integrantes, além de testemunhos.

 

Breve Histórico

A SIB de São Luís-MA começou na residência da irmã Bernadina Costa Silva, onde membros dissidentes da PIB de São Luís-MA reuniam-se ali para prestarem culto ao Senhor. No ano de 1955, o terreno para a construção do templo foi adquirido, de modo que a pedra fundamental foi lançada onde futuramente seria a porta central de acesso ao santuário. No ato memorável, os irmãos depositaram Bíblias, Cantor Cristão e Jornais informativos. O Templo foi construído para honra e glória de Deus e, no dia 01 de maio de 1957, a SIB de São Luís foi organizada com 51 membros fundadores, sendo 45 advindos da PIB de São Luís e 06 membros da Igreja Batista de Chapadinha-MA.

 

Na estrutura ativa da SIB já estavam em funcionamento a Escola Bíblica Dominical, União de Treinamento, Sociedade de Senhoras, Sociedade de Moças, Mensageiras do Rei e Sociedade de Crianças. Estas organizações solidificaram o crescimento espiritual da membresia e trabalhavam para o alcance de outros ao conhecimento de Jesus.

 

Focada no propósito para o qual foi instituída, a SIB de São Luís iniciou suas ações de proclamação da palavra de salvação, e nesse intento, no dia 29 de março de 1958 organizou a Igreja Batista Central. Em 1960, sob a orientação do missionário Fred Halbrooks, foi oficializada a criação da organização missionária dos Embaixadores do Rei.

 

Dando continuidade ao processo de multiplicação, organizou a Igreja Batista Nova Canaã, em 1962; a Primeira Igreja de Cajapió-MA, em 1967; a Igreja Batista do Calvário, em 1967; a Igreja Batista da Alemanha, em 1969; a Igreja Batista Cordeiro de Deus, em 1978; a Igreja Batista em Itapecuru Mirim-MA, em 1982;

 

 A Igreja Batista do Coroadinho, em 1984; a Primeira Igreja Batista em Mirinzal-MA, em 1986, a Igreja Batista em Vila Palmeira, em 1987; a Igreja Batista Betel, em 1990; a Igreja Batista em Pindaré Mirim-MA, em 1992; a Igreja Batista Adonai, em 1992; a Primeira Igreja Batista Indígena, em 1994, no povoado Arame-MA; a Igreja Batista Nova Vida, em 1998; a Igreja Batista Monte Moriá, em 2001; a Igreja Batista Elioenai, em 2001; a Igreja Batista Manancial, em 2001; a Igreja Batista Novo Alvorecer, em 2001; a Igreja Batista Fonte de Vida, em 2004; no ano de comemoração de 100 anos de propagação do evangelho no Maranhão, foi organizada a Igreja Batista Centenário, em 2008; a Primeira Batista de Quebra Pote, em 2012.

 

Atualmente, a SIB de São Luís segue atuando com projeto de plantação de novas Igrejas nas comunidades de Vila Vitória, Rio Grande e Maracanã em São Luís-MA, inclusive, com o funcionamento de um PEPE (Programa de Evangelização Pré-Escolar) nesta última Congregação mencionada.

 

A Igreja, que tem cerca de 250 membros e congregados e três Congregações, é pastoreada desde o ano de 2014 pelo já mencionado anteriormente pastor Anderson Cavalcanti. Conta também com a parceria ministerial do pastor Thiago Neves Carvalho, educador cristão; e Jonathan Gomes Sousa, ministro de música.

 

Louvamos e bendizemos ao Senhor pelo que Ele tem feito no Maranhão, no Brasil e no mundo através desta comunidade de fé.

 

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11.36). 

 

Thiago Neves Carvalho - pastor - educador cristão da Segunda Igreja Batista de São Luís - MA

 


 
 

Fotos