Notícia

Seminário Teológico Batista Mageense realiza curso para professores de EBD Infantil

No dia 12 de dezembro de 2020, o Seminário Teológico Batista Mageense (STBM), seguindo todos os protocolos de segurança para uma reunião durante a pandemia, recebeu, em sua sede na Associação Batista Mageense (ABM), 37 professores de Ministério Infantil (representando 12 Igrejas da região) para uma manhã extremamente agradável e enriquecedora, quando pudemos aprender como é importante somar recursos, métodos e técnicas ao ato de ensinar a Bíblia através de histórias, levando a criança a entender que Jesus é o Salvador e fortalecer seu crescimento cristão. Boa parte destes professores já havia participado do curso anterior (Capacitação para o Ministério Infantil) e desejava muito melhorar sua atuação na área.

 

A professora Márcia Vieira, da Primeira Igreja Batista em Magé-RJ, ministrou o curso que teve duas vídeo-aulas, uma apostila em PDF, dois anexos com as histórias do Antigo e do Novo Testamento e uma aula presencial.

 

Durante quatro horas, pudemos mergulhar num universo de fantoches, ilustrações de todo tipo, cores, personagens bíblicos, músicas e muita expressividade. Da “criação do mundo” ao “livro sem palavras”, a gente se sentiu criança, aprendendo sobre Deus, Seu amor e bondade, o “ministério de Jesus” e a “salvação”.

 

Que bom aprender que a “hora da história” é tão importante, que não pode ser relegada a um segundo plano, à improvisação ou simples maneira de distrair e passar o tempo... Mas precisa ser preparada carinhosa e exaustivamente, com responsabilidade e paixão por “alminhas” sedentas de Jesus.

 

Foi dia de ouvir histórias, cantar, treinar e descobrir o que há de melhor e mais criativo em material para esta atividade no Ministério Infantil. Quando terminou, havia aquela vontade enorme de continuar ali vivendo uma experiência tão boa!

 

Jesus usou histórias para ensinar e conseguiu atrair multidões que o ouviam com atenção e nós também podemos tornar o ensino da Bíblia mais eficaz para as crianças. Um Ministério Infantil que tem bons contadores de histórias colabora para que tenhamos Igrejas fortes e fundamentadas na Palavra de Deus.

 

Parabéns ao STBM, pela iniciativa de proporcionar capacitação para que façamos o melhor para o Senhor! Que Deus continue a abençoar o pastor Plínio Araújo, diretor do Seminário e coordenador de Educação Cristã na ABM, e usá-lo na responsabilidade de prover aos Batistas mageenses o que há de melhor para o crescimento e capacitação de cada um.

 

Joecila Ayres Sant’Ana da Silva

educadora Cristã na Igreja Batista Memorial em Mauá, Magé-RJ

 


 
 

Fotos