Notícia

Elcio Portugal e a Etnodoxologia - Parte 1 - A arte e seu legado

Nossa coluna vem, por vários anos, trazendo conteúdos relevantes na área artística, e aqui vai mais uma matéria formidável para todos nós. Conheçam meu amigo Elcio Portugal. É uma alegria muito grande para nós contar com sua participação na nossa Coluna de Arte e Cultura da CBB. Confira a primeira parte da entrevista.


 

RM: Nos fale um pouco sobre você e sua vocação artística.

Eu nasci e cresci no Rio de Janeiro e recebi a Cristo ainda bem jovem. Comecei a estudar música (piano, flauta-doce e canto coral) antes dos meus nove anos. Senti, desde então, um desejo de continuar me preparando na área musical e acabei vindo para os EUA para prosseguir este sonho. Pouco depois de chegar tive um chamado ministerial. Agora, o que sempre ficou um pouco em empasse foi a questão de como unir uma preparação e capacidade artística com um chamado ‘clássico’ para o ministério, como se diria: ‘agora vou ser pastor!’ Bem, foram anos até que eu chegasse ao entendimento de que as nossas divisões de categorias de ministérios são bem mais rígidas que as do Senhor. Na realidade, ele nos equipa e chama para exercer influência para o Evangelho (para a ‘missão de Deus’) de formas que não se prendem às categorias únicas de pastor, missionário, evangelista, e alguns poucos outros. Por isso, hoje tenho um desejo muito forte de comunicar a todos que entendem ter um ‘chamado’ (na realidade todos os que são filhos de Deus têm um ‘chamado’) que não se fixem tanto a categorias clássicas (que são boas, mas não limites realmente bíblicos) para servirem ao Senhor em missão, mas que sirvam de acordo com os dons que tenham, sem criarem hierarquias de importância perante Deus.

Meu chamado artístico envolve minha liderança musical em Igrejas, tanto tocando meu instrumento – o piano, como cantando e organizando grupos musicais. Ele também envolve o uso das minhas capacidades musicais para me encontrar em um espaço comum com a comunidade onde eu trabalho. Este espaço comum, a música, pode e deve ser um lugar de encontro onde a minha vida deve ser um testemunho do amor e da salvação de Cristo.

RM: O que é Etnodoxologia?

A etnodoxologia é um campo de estudo interdisciplinar com múltiplas aplicações. Ela se encontra no espaço de estudo e aplicação das práticas de culto e missão e das artes.

Desde maio de 2019 a Rede Global de Etnodoxologia (GEN - www.worldofworship.org) define a etnodoxologia como o “estudo interdisciplinar de como os cristãos se engajam (ou relacionam) com Deus e com o mundo através de suas próprias expressões artísticas”. Na etnodoxologia estamos preocupados com a importância da integração das artes na comunicação da mensagem de Deus, a quebra do paradigma popular, que diz que a música comunica mensagens ‘fixas’ universalmente (para toda e qualquer cultura), e com princípios relacionais para aqueles que trabalham transculturalmente para que esteja alerta e valorizem a cultura local.

Assim como a Missão de Deus é mais bem cumprida quando se compartilha a palavra de Deus em um idioma bem compreendido pela audiência, da mesma forma quando se aprende a entender e “falar” as linguagens artísticas de uma devida comunidade, portas se abrem para comunicar a mensagem de salvação e novas oportunidades surgem para fazer discípulos de forma mais efetiva. O meu alvo em compartilhar os temas do campo de etnodoxologia é conduzir cada leitor ou ouvinte a uma visão mais ampla e mais bíblica dos propósitos das artes no Reino de Deus, e que essa visão abrangente possa abrir caminhos de ministério extraordinários para cada um. Para sacudir os pensamentos eu gostaria de recomendar uma leitura da etnodoxologista: Robin Harris (atualmente residente no Texas, mas que serviu em ministério de plantação de Igrejas e etnodoxologia junto ao seu esposo na República de Yakutsk - Siberia) que nos desafia a repensar o provérbio popular de que a música é uma linguagem universal. Na realidade musical pode atrair os seres humanos universalmente, mas não é uma linguagem musical como a de nossa preferência urbana ocidental, que tem a capacidade de transmitir uma mensagem emocional ou simbólica única a qualquer cultura da Terra. Pelo contrário, aquilo que nos parece dizer algo, pode, na realidade, estar comunicando algo bem diferente a uma outra cultura. O seu artigo pode ser encontrado em inglês no site da GEN (www.worldofworship.org/what-is-ethnodoxology/), ou traduzido ao português aqui: www.etnodoxologia.com/conhecer.

 

Compartilhe conosco sobre seus dons e talentos.



Escreva para:
Arte e Cultura CBB
Roberto Maranhão
Gerente de Arte Cultura,
Esporte e Recreação da CBM.
marapuppet@hotmail.com
WhatsApp: +55 (31) 99530-5870


 
 

Fotos