Notícia

Faculdade Batista Pioneira alcança 1º lugar no ranking do MEC entre os Batistas

A Faculdade Batista Pioneira, sediada em Ijuí-RS, mantida pela Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil, possui mais de 50 anos de história na missão de formação ministerial. Desde 2009 possui o curso autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), sendo reconhecido em 2013.

Em dezembro, o MEC disponibilizou as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), referentes ao ano anterior. O primeiro deles (CPC) é a nota atribuída a cada curso individualmente. No Brasil, existem 103 cursos de Teologia reconhecidos pelo MEC, dentre os quais constam cursos Batistas, luteranos, presbiterianos, católicos e de outras denominações, e também cursos presenciais e à distância. Entre estes 103 cursos, o curso de Teologia da Faculdade Batista Pioneira ficou em 8º lugar, e primeiro entre os cursos Batistas de Teologia.

Já o IGC, que calcula a média entre os diversos cursos de cada instituição, atribui uma nota para cada faculdade/ universidade. No Brasil, existem 2071 Instituições de Ensino Superior credenciadas no MEC. Dentre estas 2071 instituições, a Faculdade Batista Pioneira ficou na 51ª colocação no ranking nacional e em primeiro lugar entre as instituições Batistas credenciadas no Ministério da Educação. Louvamos a Deus por estas duas boas notícias.

Mesmo com esta excelente colocação e reconhecimento pelo MEC, nossa missão continua a mesma: formar ministros capazes de manejar bem a Palavra da Verdade e capacitá-los para o ministério nas Igrejas e campos missionários. Ao apresentarmos o projeto de credenciamento junto ao MEC, o primeiro dos nossos valores foi a “Bíblia como Palavra de Deus”, valor inegociável para nossa instituição. Nosso currículo evidencia forte ênfase bíblica, doutrina Batista e prática ministerial. Os índices divulgados recentemente pelo MEC demonstram e evidenciam que é possível fazer um curso de teologia bíblico, prático, com ênfase ministerial e identidade Batista, e ainda assim atingir níveis de excelência reconhecidos pelos órgãos públicos de educação.

No dia 14 de dezembro, a instituição entregou mais uma turma de formandos em Teologia para os campos Batistas do Brasil. Seguimos firmes com o propósito de buscar a excelência acadêmica, sem prescindir da missão primordial de capacitar servos e servas para o ministério no Reino de Deus. A Ele toda a glória. 

Por: Claiton André Kunz - pastor, diretor da Faculdade Batista Pioneira, presidente da ABIBET