Notícia

Academia Pastoral promove renovo ministerial para líderes mineiros

Entre os dias 19 a 23 de agosto os pastores Batistas do estado de Minas Gerais participaram da 10ª Edição da Academia Pastoral promovida pela Convenção Batista Mineira (CBM). Centenas de líderes foram contemplados com cuidados nas áreas: espiritual, emocional e física. Segundo Tânia Araújo, gerente de Crescimento Cristão da CBM, esta edição consolida o trabalho, que a cada ano, busca o aprimoramento para melhor servir aos pastores. “Escolhemos o local pensando em proporcionar aos pastores descanso por meio do contato com a criação de Deus, o cuidado com a saúde espiritual, escolhendo preletores referências nas áreas que palestram e agora, com o ônibus do Projeto Saúde na Estrada, oferecemos atendimento médico, odontológico e em demais áreas da saúde, sempre com o objetivo de suprir as necessidades integrais dos nossos pastores”, explicou Tânia.

Nesta edição, um dos preletores convidados foi o pastor Walter Jr, da Igreja Batista Rio da Prata, em Bangu, no Rio, que ressaltou o pioneirismo da Convenção em promover o cuidado com os pastores, refletindo no fortalecimento e crescimento das Igrejas. “Além da comunhão que produz bom ânimo, temos a possibilidade de juntos pensar e aplicar princípios e valores das Escrituras, do Novo Testamento e de Cristo em nossos ministérios. Isso colabora para fomentar o trabalho das igrejas, visando aquilo que para nós Batistas é o mais importante: a igreja local”, afirmou o pastor Walter. Essa afirmação do pastor pode ser confirmada no depoimento do pastor Pablo Rodrigues Ramos, da Quinta Igreja Batista de Governador Valadares. “Tenho 4 anos de ministério e já comecei participando da academia pastoral, e isso tem sido um divisor de águas para o meu pastorado, pois saio daqui cheio de combustível para servir a minha Igreja”, contou o pastor Pablo.

Além do atendimento médico, odontológico e psicológico oferecido pelo Projeto Saúde na Estrada, esta edição contou com outros cuidados com a saúde física dos participantes. Os presentes puderam relaxar com sessões de massagem, e também experimentar a técnica da acupuntura no alívio das dores corporais e saúde geral. Além disto, um professor de educação física esteve presente, ensinando técnicas de alongamento e desenvolvendo atividades laborais. Estas novidades, que também estiveram presentes na edição do primeiro semestre, têm deixado os líderes satisfeitos, já que muitos, ao longo do ano, não têm acesso a serviços de saúde de qualidade. “Muitos pastores ainda não têm acesso à saúde, pela situação precária do local onde vivem, e ter essa bênção e oportunidade de poder tratar do nosso corpo nos deixa ainda mais revigorados para retornar às nossas Igrejas e cuidar das nossas ovelhas”, falou o pastor Ismael Arcanjo, Coordenador da Associação Batista do Sudeste Mineiro.

Esta Academia encerrou-se com um importante apelo do diretor executivo da CBM, pastor Marcio Santos, para que os pastores orem pela unidade das Igrejas do estado de Minas Gerais. “A unidade é importante para a Igreja. Jesus mesmo falou sobre a importância de sermos um, assim como Ele é um com o Pai. A denominação em unidade tem muito mais força para fazer diferença neste tempo desafiador no qual vivemos. Então, reforço mais uma vez o convite para que os pastores, junto de suas Igrejas, orem pela unidade do trabalho Batista no Estado de Minas Gerais”, convidou o pastor Marcio Santos. 

Por: Ilimani Rodrigues e Kátia Brito, jornalistas da Convenção Batista Mineira

 

 

 


 
 

Fotos