Notícia

Batistas Brasileiros se reúnem no Rio Grande do Norte para a 99ª Assembleia da CBB

De 22 a 28 de abril de 2019, a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, recebeu os Batistas brasileiros, que se reuniram para a 99ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira. “Ensinando a mensagem do Reino de Deus” foi o tema escolhido para a Assembleia e para o decorrer de 2019. A base bíblica deste tema é Atos 28.31: “Pregando o Reino de Deus, e ensinando com toda a liberdades as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum”. A canção oficial, “Reino dos Céus”, tem letra e música da Ministra de Música Marta Keila e arranjo de Clauber Stewart.

O total de mensageiros inscritos foi de 2084 e outras 2800 pessoas não inscritas participaram das atividades Pré Assembleia e da Assembleia. O local foi preparado para receber mais de 4000 pessoas e ficou lotado na noite de sábado e no culto evangelístico na tarde/noite de domingo, quando diversas Igrejas da Convenção Batista Norte Riograndense realizaram batismos.

Diversas autoridades da cidade compareceram na noite de abertura e foram saudadas pelo presidente. O coordenador Local da Assembleia, Edson Vicente do Nascimento, em nome da Convenção Batista Norte Riograndense, ofereceu ao presidente, ao diretor Executivo e ao orador oficial e à sua esposa uma camisa para cada com os seguintes dizeres: “Se aperrei não! O Reino de Deus chegou!”. As diversas comissões e câmaras funcionaram com muita alegria e entusiasmo e o plenário aprovou todos os encaminhamentos das câmaras setoriais.

Preletores

A mensagem inicial foi feita pelo pastor Luiz Roberto Soares Silvado, ainda como presidente da CBB, que iniciou fazendo a leitura em Isaías 43.33. Enfatizou a importância do líder/ servo, destacando a necessidade de termos fome de Deus. Fez também a leitura do Salmo 86.1. Concluiu a mensagem afirmando “Deus está agindo”.

O orador oficial, Marcos Vieira Monteiro, pastor da Igreja Batista de Fortaleza, pregou com base na leitura de Atos 28.30,31e discorreu sobre o tema: “Para viver ensinando a mensagem do Reino”. Em sua mensagem destacou: 1. Priorizar a mensagem central do ensino de nosso Mestre Jesus; 2. Aprofundar a nossa compreensão da natureza do Reino de Deus; 3. Desenvolver uma compreensão equilibrada do Reino como uma realidade presente e futura; 4. Superar a tensão entre proclamação do Evangelho e Ação Social; 5. Enfatizar a singularidade das leis do Reino de Deus; 6. Preservar o Rei Jesus como foco principal da mensagem do Reino. Jesus é o foco principal no reino de Deus. Jesus é o Príncipe da Paz. Um dia o Rei voltará e todo olho O verá e assim será consumado o Reino de Deus.

O estudo bíblico foi realizado pelo conferencista, Sammy Tippit, interpretado por Allan Pereira de Amorim. Em sua mensagem ressaltou a importância da oração na pregação do Evangelho de Cristo. É a oração que vai preparar o coração dos crentes. Um segundo princípio é que a oração empodera o coração do crente. A Bíblia ensina que o amor tira todo o temor. Deus é amor.

A oração libera a glória de Deus. Nós oramos pela glória de Deus, no meio do Seu povo. Isto é que é avivamento. Jesus disse: “ide por todo o mundo, pregai o evangelho, mas primeiro esperem em Jerusalém.”

O pastor Sérgio Queiroz, outro pregador da Assembleia baseou sua palavra na carta de Paulo aos Colossenses 1.15-20, iniciou relendo a expressão: “Em Cristo foram criadas todas as coisas”. Em sua mensagem desafiou cada presente a contribuir como servo de Deus para que a nossa sociedade seja transformada.

Números

Dentre os dados estatísticos destacamos os seguintes: Total de mensageiros inscritos: 2084. Total de mensageiros que se identificaram por atividade na Igreja:

Membros: 822

Pastores: 670

Diáconos: 191

Educadores: 144

Músicos: 61

Líderes de ministério:196

Entre esses mensageiros tivemos 104 identificados como “nova geração”, jovens com idade entre 16 e 35 anos. Alguns deles atuaram nas diretorias das câmaras setoriais.

Outro destaque desta Assembleia é que tivemos diferentes formas de inscrições, de acordo com a escolha dos mensageiros, que puderam optar pela inscrição “sustentável”, ou seja, com o livro da Assembleia em formato digital. Esses mensageiros somaram um total de 1.275, enquanto os que optaram pelo livro tradicional, em papel, totalizaram 809 mensageiros. Registramos também que, dos mensageiros, 1049 foram do sexo masculino e 1035 do sexo feminino.

Diretorias eleitas

Algumas Organizações da Convenção Batista Brasileira aproveitaram os encontros para eleger a diretoria que atuará no próximo biênio. Veja quais são:

CBB

Presidente: Fausto Aguiar de Vasconcelos - SP;

1º vice-presidente: Vanderlei Batista Marins - FL,

2ª vice-presidente: Nancy Gonçalves Dusilek - BC;

3º vice-presidente: Antônio de Araújo Targino - RN;

1ª secretária: Daisy Santos Correia de Oliveira - PE;

2ª secretária: Tárcia Jackeline Souza de Oliveira Figueiredo - RN;

3º secretário: João Marcos de Miranda Filson Soren - BC;

4ª secretária: Tânia Maria Kammer - SP

Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET)

Presidente: doutor Claiton Kunz;

Vice-presidente: doutor Jaziel Guerreiro;
1° Secretária: professora Anazilda Cruz;

2° Secretário: pastor Linaldo Guerra

Conselho Fiscal: Wemerson Antônio (Para 03 Anos) (Relator), Alonso Carlos Colares Júnior (Para 02 Anos), Ely Xavier Barros (Para 01 Ano).

Comissão Especial De Filiação / Desfiliação Para O Biênio 2019/2021: Lyncoln Pereira De Araújo (Relator), Genivaldo Félix Da Silva, Geremias Bento Da Silva.

Comitê De Ética: Valtair Afonso Miranda (Relator), Paulo José Da Silva, Carlos Jones Benites Schildt; Suplentes: Jader Teruel E Marcelo Ximenes

 

Associação de Músicos Batistas do Brasil (AMBB)

Presidente: Anderson Costa;

Vice-Presidente: Alzira Araujo;

1º Secretário: Samuel Vieira Barros;

2ª Secretária: Ery Herdy Zanardi

 

Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB)

Presidente: Valseni Pereira Braga - MG

1º vice-presidente: Rosemeire Santos Da Conceicao Marinho - SE

2º vice-presidente: Gezio Duarte Medrado - SP

1ª secretária: Marta Cristina A. De Melo Soares - SP

2º secretário: Firmino A. Campelo - AM

Diretor Executivo: Mario Jorge Castelani - SP

 

Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB)

Presidente: Adilson Ferreira Dos Santos – SP

1º vice-presidente: João Reinaldo Purin Jr - CARIOCA

2º vice-presidente: Diana Flávia - PB

3º vice-presidente: Héber Aleixo - DF

1ª secretária: Raquel Miranda - RJ

2º secretário: Diego Bravim - ES

3º secretário: João Martins Ferreira - SP

 

Associação de Diáconos Batistas do Brasil (ADBB)

Presidente: Fábio Ricardo Motta De La Plata

1º vice-presidente: Sirley Nunes Do Couto

2º vice-presidente: Rosilda Morais De Sá

1ª secretária: Léa Das Dores Santana Barcelos

2º secretário: Cilas Alves

1º tesoureiro: Constâncio José Vasconcelos Pinto

2º tesoureiro: Gandhi Gouveia Belo Da Silva

Por: Estevão Júlio, secretário de redação de OJB