Notícia

Poços de Caldas - MG recebe Batistas brasileiros para 98a Assembleia da CBB

Entre os dias 26 e 29 de abril de 2018, a Convenção Batista Brasileira (CBB) realizou a 98ª Assembleia de sua história. Este ano, a cidade sede do evento foi Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. O tema da Organização para o ano de 2018 é “Vivendo o Reino de Deus”, com divisa em Mateus 6.33: Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

A Assembleia da Convenção Batista Brasileira foi um marco na vida de todos os que puderam participar, tanto para os que foram até Poços de Caldas, quanto para os que acompanharam através da transmissão via internet. Em alguns momentos, o público chegou a mais de 3.500 acessos simultâneos.

O tom missionário que foi implementado pelo programa permitiu que todos pudessem conhecer e entender um pouco mais sobre o que temos realizado como Igreja na obra de evangelização do Brasil e do mundo. A mensagem de abertura, com o pastor Luiz Roberto Silvado, presidente da CBB, nos desafiou a um profundo comprometimento com o Vivendo o Reino de Deus. O sermão oficial do pastor Arlecio Costa nos conduziu a uma crescente sobre este desafio. Quem estava conosco foi levado a uma profunda reflexão sobre a responsabilidade que temos na anunciação da Palavra usando todo os meios que temos disponíveis nos dias atuais.

No relatório do Conselho Geral, o diretor executivo, pastor Sócrates Oliveira de Souza, destacou o crescimento dos Batistas ao longo do ano. Foram organizadas 186 novas Igrejas, sendo que 82 delas já pediram ingresso na Convenção. Ao todo, são 16.806 novos membros, o que representa em média, 323 novos crentes por semana recebidos nas Igrejas que compõem a Convenção Batista Brasileira.

Durante a Assembleia, contamos com a presença do novo secretário Geral da Aliança Batista Mundial (BWA), Elijah Brown, que, em sua primeira visita a uma convenção nacional, esteve em nossa Assembleia. Introduziu sua palavra dizendo: É uma honra e uma alegria adorar com vocês. Obrigado, Convenção Batista Brasileira. Obrigado, Batistas brasileiros, por procurarem viver centrados em torno de Jesus Cristo e sua visão do Reino. E concluiu sua palavra com um agradecimento: Batistas Brasileiros, eu queria vir aqui, esta noite, para dizer algo: obrigado. Quando muitos Batistas norte-americanos recusaram a chama de sua fé; quando muitos Batistas europeus rejeitaram a chama de sua fé, Batistas no Brasil, na América Latina, Ásia e África permaneceram firmemente comprometidos com Jesus Cristo. Obrigado pela sua paixão pelo Evangelho. Obrigado por sua paixão pela Grande Comissão.

Os relatórios de atividades de todas as Organizações foram apreciados pelas câmaras setoriais, que recomendou a Assembleia a aprovação de todos estes relatórios, tanto das Organizações executivas, quanto das Organizações auxiliares. 

A próxima Assembleia (99ª) será realizada na cidade de Natal - RN, no período de 25 a 28 de abril de 2019. O orador oficial será o pastor Marcos Vieira Monteiro, da Primeira Igreja Batista de Fortaleza - CE.

A partir desta Assembleia, as demais voltarão a ser realizadas no mês de janeiro. Inclusive, já está previsto que a 100ª Assembleia da CBB acontecerá na cidade de Goiânia, entre os dias 23 a 26 de janeiro de 2020, quando celebraremos o centenário do trabalho Batista no Estado de Goias.

 

Depoimentos

Tivemos muita comunhão, compartilhamento e fomos desafiados por Deus o tempo todo a agir praticamente. (Pastor Evaldo Carlos - Vila Velha - ES).

Participar da 98° Assembleia da CBB foi mais uma oportunidade de servir, pois proporcionou interação com colegas pastores. Ouvimos os desafios para os Batistas brasileiros em nossa Pátria e em outras nações. Sou grato pela hospitalidade mineira durante a Assembleia da CBB. (Pastor Linaldo Souza Guerra - Pilar - PB).

Uma Assembleia em que fomos desafiados a ser resposta aos perdidos nas ruas da cidade, aos refugiados. Uma Assembleia que nos mostrou: mesmo diante da crise econômica estamos avançando.(Pastor Eude Cabral - Goianinha - RN).

Esta assembleia se destacou pela visão missionaria da nossa denominação e também pela boa execução do planejamento estratégico da Conven- ção Batista Brasileira. (Pastor Diego Bravim -Vitoria - ES).

Assembleia abençoadora no que diz respeito às partes celebrativas, com pregações impactantes, mas creio ser o tempo de rever o processo administrativo dos nossos encontros, parece- -me que a grande maioria não tem qualquer interesse. (Pastor Neemias Lima - Cabo Frio - RJ).

As Assembleias da Convenção abençoam minha vida. A de Poços de Caldas demonstrou que somos uma denominação que tem missões como nosso dia a dia. (pastor Genilson Vaz - Ribeirão Preto - SP)

Uma Assembleia que mexeu com meus sentimentos missionários, que trouxe para perto de mim a realidade de pessoas que estão muito distantes, mas extremamente carentes de nós, os Batistas brasileiros. Deus abençoe nossa Convenção.  (Pastor Rogerio Nunes de Souza - Florianópolis . SC).


 

 


 
 

Fotos