Estabeleceu-se que todo dia 01 de janeiro de cada ano deva ser comemorado como o Dia Mundial da Confraternização Universal, também reconhecido como Dia da Paz Mundial. Confraternização é ato de conviver fraternalmente uns com os outros; é um convite para a socialização, especialmente entre pessoas que possuam sentimentos ou opiniões convergentes.
A confraternização dá mostras a uma manifestação amigável entre fraternos. Por isso, demonstra-se a relação de amizade fraternal entre pessoas que convencionam relacionamentos nos mais diversos níveis de comunicação.
A confraternização implica em laços de convivência pacífica. Daí, o subtítulo de Dia Mundial da Paz ser apropriado para trabalhar o tema. Pela confraternização é possível se encontrar a paz. A Bíblia diz em Jó 22: 21: “Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.” Então, paz significa estar bem com Deus. A Palavra ensina: “Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).
Afirma-se, pois, que paz é um dom de Deus. Em João 14:27 Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
A paz é um resultado da obediência às leis de Deus. O Rei Davi diz no Salmos 119:165: “Muita paz tem os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.” Assim, paz é um objetivo que vale a pena alcançar. A Bíblia ensina o modo prático dessa conquista: “Assim, pois sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua” (Rm 14.19)
Entende-se que paz significa proteção. Esta deve ser trabalhada intencionalmente. A Bíblia diz no Salmo 122.6-7: “Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam; haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.” Ao vislumbrar a paz, deve-se mantê-la.
A Palavra afirma que sua manutenção exige confiança no objetivo de se obter sua segurança, na profecia de Isaías: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna” (26.3-4).
Ser feliz com o próximo é realização do espírito fraternal que normalmente é celebrado em datas especiais. Daí, o esforço predileto a cada dia 01 do mês de janeiro celebrar com esforço redobrado a renovação do espírito fraternal da convivência pacífica entre os semelhantes.
Jesus ensina: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9). Então, os reflexos do dia destacado devem se perpetuar durante o tempo da existência humana, entre os povos, especialmente.
Rubsin Slobodticov, pastor, colaborador de OJB