Artigo

O espinho na carne

Todos temos espinhos. São coisas, situações que nos incomodam. Problemas interiores que temos dificuldade para vencermos. Podem ser problemas emocionais, enfermidades, comorbidades etc. Paulo teve um espinho em sua carne. Algo que trazia pesar a sua vida como um todo. Mas o espinho não foi capaz de paralisá-lo.

 

Apesar do sofrimento causado, ele fazia o que tinha que ser feito por ele. Interessante que a Deus pediu três vezes que removesse a dificuldade do seu viver e o Senhor lhe disse que sua graça era o bastante. Ou seja, o problema não foi removido da sua vida, mas não faltaria a ajuda do Senhor para lidar com aquela situação. Eu lhe pergunto: “Qual é o seu espinho?”. Eu tenho os meus fatores limitantes e certamente você também os tem. Na vida de todos existem dissabores. Coisas que incomodam, causam sofrimento físico, emocional, material etc.

 

Quem dera se a vida fossem apenas flores. Quem dera se tivéssemos apenas alegrias, júbilos, satisfações etc. Quem dera se não sofrêssemos. Um dia isso ocorrerá quando estivermos na eternidade. Lá, não haverá mais dor, problemas, pelejas etc. Teremos uma vida perfeita.

 

Deus tem preparado lugar para com ele habitarmos eternamente. Jesus é o caminho que nos conduz a esse destino. Um dia todo sofrimento passará e será apenas regozijo, satisfação, gozo, plenitude etc.

 

Como viver com os espinhos na carne? Você vai precisar de Deus, de ajuda, talvez um suporte médico, psicológico. Você vai precisar do amor da sua família. Você vai precisar da ajuda dos amigos, dos irmãos em Cristo. Eu tenho um conhecido cujo o espinho na carne é o alcoolismo. Ele ingere em altas dosagens vodka, whisky.

 

Eu tenho orado por ele e conversado para que ele consiga abandonar o vício. O excesso de bebida em sua vida se deve ao vazio existencial que sente. Em sua vida existem lacunas, carências. Espero muito, com a bênção de Deus, que ele consiga reverter esse quadro. Eu não sei qual é o seu espinho na carne, mas eu oro e torço por você. Desejo que consiga vencer os seus problemas. Se, porventura, for alguma enfermidade que você alcance a cura. Que a sua bênção possa chegar em breve!

 

A graça de Deus é contigo, assim como foi na vida do apóstolo Paulo. Apesar de sofrer, Paulo combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé. Que você também consiga viver apesar de sofrer. Deus te ama e te consolará, te confortará.

 

O Espírito Santo age em nossas vidas e no momento da nossa fraqueza somos aperfeiçoados. Espero que Deus abençoe todas as áreas da sua vida, principalmente aquelas aonde você tem mais sentido dor, aquelas aonde você tem sofrido mais. Que o seu sofrimento seja atenuado, que ele possa passar e você confie em Cristo, pois o Senhor nunca nos deixou e jamais nos abandonará.

 

Davi Nogueira pastor, colaborador de OJB