Artigo

Meios de comunicação

Os meios de comunicação modernos são fáceis de conectarmos. Basta apertar uns botões e recebemos notícias de todas as partes do mundo. O interessante é notarmos que, quanto pior for o acontecimento, mais fáceis são de ficarmos sabendo, e mais informações recebemos do episódio. Por outro lado, temos o que um pastor carioca comentou; “na internet temos notícias vindas do céu, da terra e do inferno.”

Para abrir um espaço, pensemos no que esse irmão quis dizer. Você tem na sua frente tudo que o mundo tem a lhe informar. Meditações bíblicas, informações geográficas, de medicina, acontecimentos, e dizem alguns, pornografia a vontade. A escolha que um crente maduro sabe fazer, mas, e o adolescente, que é sedento para conhecer todas as áreas do conhecimento? Não sabe escolher e acaba penetrando em todos os porões moralmente contaminados. Um problema que não vejo alguém preocupado.

Em minha família somos dois adultos e uma criança de 49 anos. Os adultos somos eu e a esposa (as duas filhas adultas, uma na Europa, e outra em Montes Claros, e o filho autista de 49 anos, conosco. Sabe ler, mas é de uma inocência atraente, até.

Em casa entra, diariamente, A Folha de São Paulo, e o chamado Estadão. Nos jornais leio os debates diários, pois são debatidos com profundidade, mas, o Jornal Batista é devorado inteiramente. Atividades de todas as Igrejas deste Brasil continental, artigos de grandes intelectuais de nossas Igrejas, enfim, não faltam assuntos que não abordem.

Agora finalizo com o retorno jamais imaginado. Temos uma Igreja católica a cinco quadras de distância de nossa casa. Numa instalação na cozinha, de nossa residência, estavam presentes cinco instaladores. De repente, alguém cita meu nome completo. Um deles se manifesta ouvindo o meu nome, e afirma: “dirijo um grupo de estudo bíblico semanal na nossa Igreja, e usamos o Presente Diário, da Rádio Transmundial, e quase sempre escolhem um de seus comentários”. Como me trouxe alegria ao saber disso!

Finalizando, acrescento um serviço que a Igreja presta, a educação, com a Escola Bíblica Dominical. As três Igrejas que exerci o pastorado, nenhuma delas ficaram fechadas nos dias de semana. Quando em Mauá-SP fundamos um curso primário, deu muito retorno. Quando mantivemos no bairro da Mooca-SP, uma Emei, ao fecharmos, recebemos duas cartas de elogio de diretoras de Escolas Municipais, dizendo: “Vieram mais avançadas do que nosso segundo ano primário”. Para completar, a Associação Amigos e Pais de Autistas (AMA), nasceu em nosso pastorado na Igreja Batista Jardim das Oliveiras, e hoje sabem o serviço que presta a essa causa. Doutor Raymond Rosenberg, pós-graduado na Universidade da Califórnia, costuma dizer: “Os Batistas têm a solução para esse grave problema no Brasil. Não me canso de ser grato a Deus de conhecer Cristo através de uma Igreja Batista. Foi nela que fui atraído para a boa literatura. Minha biblioteca foi doada a Teológica de Florianópolis”.

Jovem! Deves muito a Deus se nasceu e cresceu em Cristo numa Igreja Batista.

 

MANOEL DE JESUS THE