Artigo

Pequenos prazeres

Eu já voei de avião várias vezes. Sempre faço a ponte (Rio – Vitória), pois minha filha mora no Espírito Santo. Eu sou apaixonado por aviação! A cada voo, é um prazer. Satisfação maior será no dia que eu pilotar um avião, aí realizarei um sonho de infância.

 

Temos prazeres nessa vida. O prazer dos relacionamentos. O prazer de estudar. O prazer de trabalhar. O prazer de praticar um esporte. O prazer de ter um hobby. O prazer de estar com a família. Geralmente não damos muito valor para essas experiências, pois queremos coisas grandes.

 

Você já reparou como o ser humano, muitas vezes, é megalomaníaco? Isso o impede de se alegrar com o que tem. Nem os ricos têm tudo nessa vida. Muita gente acha que se fosse milionário teria tudo o que quer. Vou te dar um exemplo: Como você pode comprar verdadeiramente o amor de uma pessoa? O amor de um(a) companheiro(a)? O amor de um(a) filho(a)? Amor leal, fidedigno, que aceita, que acolhe, apesar das imperfeições, não se compra. Nem com todo dinheiro do mundo. Se a pessoa não quiser gostar de você, não acontece um relacionamento de amor. Muitos até se envolvem por interesse mas, quando acaba a vantagem material, abandonam a relação. Ocorre ruptura. Aí vem a decepção, o coração é machucado etc.

 

Aproveite o que você tem. Seja feliz com o que possui. Talvez não acredite, mas sabia que tem muita gente que gostaria de ter a sua vida. A sua vida que você não dá valor, acha “borocoxô”, muita gente gostaria de estar em seu lugar. Ter uma aparência semelhante a sua. Residir onde você mora. Ter uma família como a sua. Dê mais valor a sua vida!

 

Não fique achando que só quando você tiver o seu desejo “estratosférico” realizado é quando será feliz de verdade. Isso é uma ilusão transmitida na sociedade pós-moderna. Eu conheci um homem com muito dinheiro que um dia se abriu comigo e me disse que era profundamente infeliz.

 

O que eu tenho, o que você tem, muitas vezes não é na plenitude o que gostaríamos de ter, porém o que já conquistamos têm muito valor, muita importância, muito significado, e é motivo de nos alegrarmos.