Vila Minha Pátria recebe Reunião do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira
Entre os dias 25 e 28 de agosto, mais de 100 líderes Batistas estiveram reunidos na Vila Minha Pátria, em Morungaba - SP, para a reunião do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB). O encontro foi promovido a convite da Junta de Missões Nacionais (JMN), para que os conselheiros conhecessem o trabalho mais de perto, e foi aceito pelo próprio Conselho.
As atividades começaram na segunda-feira (25), com reunião da Diretoria no período da tarde, a qual teve continuidade na manhã do dia seguinte. Na terça-feira (26), as comissões do Conselho se reuniram à tarde para discutir assuntos estratégicos à vida denominacional.
Participaram do encontro as seguintes comissões:
• Comissão de Planejamento
• Comissão de Finanças
• Comissão Jurídica
• Comissão de Apoio às Igrejas
• Comissão de Educação Cristã
• Comissão de Educação Ministerial
• Comissão de Missões e Ação Social
Reunião do Conselho Geral, 27/08, manhã
Na manhã de quarta-feira, os trabalhos do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB) tiveram início com a participação de missionários de Missões Nacionais, que acompanharam a programação da devocional via Zoom. O momento de louvor foi conduzido por Paulo Queiroz Jr., ministro de Música da Primeira Igreja Batista da Penha - SP. As orações foram direcionadas às famílias missionárias, à obra missionária e ao Brasil, marcado pela violência, intercedendo os pastores Olavo Dias (COBAC), Max Walber, José Maria e Davidson Freitas.
A mensagem bíblica foi ministrada pela pastora Tânia de Lima Pereira, membro da Diretoria da CBB, que pregou sobre o tema “O próximo nível – Vivendo uma vida de profundidade” (Ezequiel 47.1-5). A preletora destacou a importância de pequenos atos que antecedem grandes feitos, a coragem para mudanças e a necessidade de mergulhar na dependência de Deus. “Estar no profundo do nosso relacionamento com Deus gera vida e cura”, afirmou.
Na sequência, foram apresentados os novos membros do Conselho da Convenção Batista Brasileira:
Pr. Alonso Collares - presidente da Convenção Batista Goiana;
Pr. Gilson Siqueira de Assis - presidente da Convenção Batista de Mato Grosso;
Pr. Guilherme de Oliveira Nossa - presidente da Convenção Batista de Rondônia;
Pr. Maurilio Mendes de Faria - presidente da Convenção Batista Sergipana;
Pr. Roberto Santos, diretor-executivo da Convenção Batista do Planalto Central;
Samuel Trindade - diretor-executivo da Convenção Batista de Pernambuco;
Pr. Tiago Lopes - diretor-executivo da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo;
Pr. Paulo Salustiano - presidente da Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará.
O pastor Fernando Brandão, diretor-executivo da CBB, apresentou o relatório do Conselho Geral, agradecendo à Junta de Missões Nacionais pela recepção e logística na Vila Minha Pátria. Ele destacou o trabalho das comissões, o carinho recebido em viagens pelo Brasil e os avanços no Planejamento Estratégico da CBB, conduzido pela plataforma Scopi. “Temos vivido momentos preciosos em nossa denominação”, disse.
Na área administrativa, Juarez Solino, gerente de Administração e Finanças, apresentou o Hub Count, ferramenta de monitoramento patrimonial e financeiro das organizações.
O pastor Jeremias Nunes, gerente de Comunicação da CBB, destacou que a 105ª Semana Batista já está com mais de 1300 inscritos, o 25° Congresso Nacional da Maturidade, que já está com as vagas encerradas, e a abertura de inscrições do 26° Congresso, que será realizado de 22 a 25 de setembro de 2026, em Águas de Lindóia - SP.
Elana Ramiro, gerente de Educação Cristã da CBB, comentou sobre a estruturação da área na CBB e apresentou o novo currículo para crianças que vai abordar seis tópicos: Teologia para crianças; espiral crescente do nascimento aos 12 anos; ensino discipulador, experiencial e significativo; temática alinhada para todas as faixas etárias; material para pais na EBD, culto familiar e PGM; acessibilidade para neuro divergentes.
O chanceler da CBB, pastor Sócrates Oliveira, apresentou um vídeo com a sua participação no Congresso da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – Seção Fluminense, e na Conferência Impacto, da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil, na despedida do pastor Samuel Esperandio, como diretor-executivo, e a posse do pastor Marcos Lovera na função. Além disso, comentou sua ida até Camocim, para a Assembleia da Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará.
Para o relatório do Colégio Batista Shepard, Juarez Solino apresentou a situação financeira do Colégio Batista Shepard. Na sequência, Ana Laura Defáveri, diretora da instituição, apresentou um vídeo com as ações e eventos realizados no Colégio e destacou uma pesquisa de satisfação, onde a escola alcançou nota 8,2 de aprovação.
Os conselheiros também assistiram a um vídeo-relatório da CBB, com destaques para as áreas de educação cristã, comunicação e os próximos eventos da organização, como o Congresso Nacional da Maturidade, a 105ª Semana Batista.
No encerramento dos relatórios matinais, Jessica Martins, coordenadora da Juventude Batista Brasileira (JBB), agradeceu a presença da liderança Batista no Despertar. “A gente construiu um Despertar com a denominação”, declarou. A líder da JBB ainda destacou a primeira celebração do Dia do Líder de Juventude, apresentou os novos conselheiros da organização e a nova logo da JBB. Ela ainda apresentou um vídeo com destaque para o Despertar, com depoimentos de participantes, resposta aos objetivos estratégicos da CBB com ações e projetos, mês da juventude, entre outras atividades.
Ainda na parte da manhã, tivemos a alegria de receber o sr. Gilmar, dono do espaço que hoje é a Vila Minha Pátria. Ele compartilhou conosco como começou o trabalho de Missões Nacionais e o motivo pelo qual cedeu sua propriedade de maneira gratuita. Gilmar relatou que quando viu a situação de instabilidade no Afeganistão, conversou com a sua esposa que, se pudesse, faria algo para ajudar. Foi quando ele conheceu o pastor Fernando Brandão, à época diretor-executivo da JMN, e o Senhor conduziu todo o processo.
Reunião do Conselho Geral, 27/08, tarde
Após o almoço, os conselheiros retornaram ao som de “Reina em Mim” e assistiram a uma palestra em vídeo da ex-secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice.
O relatório dos seminários foi marcado por gratidão e avanços. O pastor Fernando Brandão destacou as bolsas de estudo no Seminário do Sul e no Seminário Equatorial e a expansão das três casas de ensino, que somam mais de 2.500 alunos. Foram apresentados novos cursos, professores, e depoimentos de alunos, além do envolvimento das instituições em eventos denominacionais, como o Proclamai e o Despertar.
Na área de Missões Mundiais, o pastor João Marcos Barreto Soares, diretor-executivo, apresentou o projeto Doe Esperança, voltado para crianças de 4 a 14 anos, e convidou a todos os conselheiros a conhecerem mais e divulgarem em seus estados.
Anderson Cavalcanti, diretor-executivo da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) destacou os 55 anos de atuação, da organização, que conta com mais de 13 mil alunos em seminários filiados, e anunciou o 12º Congresso de Reflexão Teológica, em setembro.
Representando a Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB), Rosemeire Marinho, presidente da organização, destacou as principais atividades, como o Encontro na Semana Batista, o Congresso ANEB 2025, a participação no Summit Educacional da ABIEE, em Brasília - DF; e o fluxo de caixa da ANEB.
O relatório da Associação dos Músicos Batistas Brasileiros (AMBB) foi apresentado por Ery Zanardy, vice-presidente, que falou sobre o 32º Encontro da AMBB, realizado de 01 a 04 de agosto, em Colombo - PR. A Associação dos Diáconos Batistas do Brasil (ADBB), representada pelo diácono Cilas Alves e pelo presidente Eduardo Pires, que compartilhou uma mensagem em vídeo, destacou o fortalecimento das associações, o desenvolvimento de ferramentas digitais, como site e aplicativo, além do planejamento de próximos eventos, como o 12° Congresso Nacional, que será realizado de 31 de outubro a 02 de novembro, e a Assembleia Anual, durante a Semana Batista, em Salvador - BA.
A Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil (OECBB), representada por Marcia Kopanyshyn, diretora-executiva, e Luciene Freitas, presidente, relatou avanços no alinhamento estratégico com a CBB, inclusive por meio da plataforma Scopi. A organização tem incentivado a formação continuada, realizou a segunda edição do programa EBD para o Alto e contou com a participação dos presidentes das seções estaduais no Top Líderes de Educação Cristã, um momento importante de integração e fortalecimento do trabalho local. A OECBB conta hoje com 14 seções constituídas, mantém um blog ativo com artigos e segue investindo na capacitação de educadores cristãos.
Já a União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB), representada pelo pastor Alexandre Peixoto, executivo interino, apresentou em seu relatório a Conferência Discípulas, encontros de líderes da MCM, lançamento de produtos exclusivos e uma celebração nacional de aniversário. Foram realizados 33 polos do SEC, houve ampliação do ensino a distância (inclusive em espanhol), campanha da Educação Cristã Missionária (ECM), projeto Ciem Com Vida, avanço do sistema de graduação dos Amigos de Missões e campanhas como “Eu Sou a UFMBB”. Mais de 3.500 mulheres participaram dos principais eventos do semestre, como a Assembleia Anual em Fortaleza, os encontros Proclamai e Despertar, além de viagens missionárias nacionais e internacionais. A organização também destacou a produção de materiais como o Manancial, revistas e diversas publicações. No Planejamento Estratégico, apresentado por Raquel Zarnotti, líder nacional de MR, foi compartilhado o objetivo de engajar as mulheres Batistas, reformular os programas, revitalizar a marca e capacitar novas lideranças.
A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), representada pelo pastor Samuel Lopes, segundo secretário da OPBB, relatou o crescimento nas receitas e celebrou os 10 anos do programa de mentoria pastoral. A organização também segue com ações de apoio direto às igrejas e iniciativas voltadas para o fortalecimento ministerial.
A Comissão de Apoio às Igrejas, representada pelo pastor Samuel Lopes (relator e executivo da CBMT), relatou que 13 Igrejas solicitaram ingresso à Convenção.
A Comissão de Planejamento, representada pelo pastor Alípio Coutinho (relator e executivo da CBESP), agradeceu às organizações parceiras pelo apoio na implementação da plataforma Scopi.
A Comissão de Educação Ministerial, representada pelo pastor Anderson Cavalcanti (relator e executivo da ABIBET), recomendou uma reflexão sobre a formação de consórcios de vagas entre instituições teológicas, visando à otimização de recursos e ao acesso ampliado à formação ministerial.
A Comissão de Educação Cristã, representada por Elisama Torres (relatora e coordenadora de Educação Cristã da CBEES), apresentou propostas como a elaboração de uma cartilha de acessibilidade para as Assembleias e a meta de tornar a Assembleia da CBB uma referência nacional em acessibilidade e evangelismo para pessoas com deficiência.
A Comissão de Missões e Ação Social, representada pelo pastor Nelson Pacheco (relator e presidente da CBESP), destacou o trabalho da Junta de Missões Mundiais (JMM) e da Junta de Missões Nacionais (JMN), propondo que as Assembleias da CBB incluam momentos missionários em todas as sessões, com o objetivo de fortalecer a mentalidade missionária na denominação.
Reunião do Conselho Geral, 28/08, manhã
O último dia da reunião do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB) começou com a eleição da Comissão de Atas, composta pelos seguintes conselheiros: Pr. Olavo Dias - presidente da Convenção Batista de Carajás; Pr. Alonso Colares - presidente da Convenção Batista Goiana; Pr. Nelson Pacheco - presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo.
O momento de louvor foi conduzido por Paulo Queiroz Jr., ministro de Música da Primeira Igreja Batista da Penha - SP. Em seguida, Elvira Rangel, 3ª vice-presidente da CBB compartilhou sua emoção ao relembrar a Noite Missionária, que a transportou a 50 anos atrás, quando ela e seu esposo atuaram como missionários pioneiros no Uruguai. “Vejo a mão do Senhor sobre os Batistas brasileiros”, afirmou.
A mensagem devocional da manhã foi ministrada pelo pastor Eduardo Pipinel, missionário da Junta de Missões Mundiais (JMM) há 12 anos, com atuação no Oriente Médio, na Jordânia. Ele foi responsável por capacitar os primeiros missionários da Vila Minha Pátria no início do projeto.
Baseando-se em Apocalipse 5.6- 14, ele compartilhou a reflexão “Dos céus à terra. A missão é adorar a Deus”, destacando:
Na sala do trono é onde tudo acontece – é preciso ter a atitude de participar do que Deus está fazendo no mundo;
O Cordeiro é adorado porque é merecedor – o céu celebra quando a missão é completa;
Nossa vocação está definida – a missão é parte da identidade da Igreja;
A adoração da sala do trono progride até os confins da terra – a verdadeira adoração só é possível a partir de um relacionamento com a Trindade.
Após o devocional, o diretor-executivo da CBB, pastor Fernando Brandão, agradeceu à Associação dos Músicos Batistas do Brasil (AMBB), aos conselheiros e às comissões pelo trabalho realizado. Ademar Barros, coordenador dos homens Batistas no Sudeste, destacou a campanha “Meu Filho, Meu Discípulo” e mencionou a proximidade do MUNAMI, evento promovido pela União Missionária de Homens Batistas do Brasil (UMHBB) e Convenção Batista Sul-Mato-Grossense (CBSM), de 1 a 12 de outubro em Campo Grande - MS.
A Junta de Missões Mundiais (JMM), representada por seu diretor- -executivo, pastor João Marcos Barreto, agradeceu o apoio e as orações da denominação. Em seu vídeo-relatório, destacaram-se a Campanha de 2025, com o tema “No amor do Pai vamos completar a Missão”, e a retomada do Proclamai este ano.
Atualmente, a JMM conta com mais de 2.300 missionários em 97 países, com mais de 4.000 líderes locais capacitados.
Os projetos em andamento incluem ações nas áreas de:
• DNA Missionário
• Desenvolvimento econômico
• Saúde e Educação
• PEPE Internacional
• Área A3 (acessibilidade)
• Atuação com refugiados, alcançando mais de 900 crianças
A JMM mantém 37 conexões missionárias, promove o programa Voluntários Sem Fronteiras e amplia seu alcance nas redes sociais. A missão continua sendo mobilizar todos os cristãos para completar a Missão, com atenção especial à mobilização em outros países. Também foram apresentados esforços para a construção de igrejas entre chineses e persas.
Foi exibido um vídeo resumo do Proclamai, e anunciado que o Proclamai 2026 será realizado em três edições: São Paulo - SP e Recife - PE, de 18 a 21 de abril, e Campos dos Goytacazes - RJ, em 23 de abril.
Além disso, a JMM convidou o Conselho da CBB para realizar sua reunião em agosto de 2026 na Colômbia, fortalecendo os laços com o campo missionário na América Latina.
O diretor-executivo da Junta de Missões Nacionais (JMN), pastor Fabrício Freitas, agradeceu à Diretoria e às equipes envolvidas no trabalho. Foi anunciada a nomeação do Pr. Paulo José, do Mato Grosso do Sul, como novo gerente de Mobilização.
O relatório em vídeo apresentou ações recentes, incluindo:
• Batismos
• Organização da Igreja Batista em Marajaí (AM)
• 16 anos do projeto Cristolândia
• Acolhimento de mais de 1.000 refugiados na Vila Minha Pátria
• Ação emergencial durante as enchentes (SOS Rondônia)
• Capelania escolar e atuação em presídios
• 10 anos do Projeto Grão de Mostarda (envio de cartas a detentos)
• Muralha de Oração, com mais de 600 dias de intercessão contínua
• Campanha Multiplique 2025
• A campanha de Missões Nacionais para 2025 será guiada pelos lemas:
• Ocupar os vazios Batistas
• Fortalecer as igrejas
• Transformar realidades
• Alcançar os não alcançados
Entre os principais desafios, foram destacados o Sul do Brasil e a região do Marajó. A JMN também apresentou o mapa dos grandes vazios Batistas, enfatizando a necessidade de fortalecer Igrejas enfraquecidas e alcançar grupos menos evangelizados.
Foi anunciada a realização do Impacto Brasil, em 12 de outubro, com a meta de mobilizar 100 mil Batistas nas ruas em ações evangelísticas. O diretor-executivo da JMN desafiou os presidentes e executivos das Convenções a mobilizarem a participação de seus estados.
No final, a Comissão de Missões e Ação Social anunciou as seguintes solicitações, que foram aprovadas pelo Conselho:
127 missionários radicais e 50 missionários efetivos pela JMN;
59 missionários autóctones, por meio da JMM.
A Comissão Jurídica apresentou e teve aprovada a proposta de mudança no regimento interno dos seminários da CBB. A Comissão de Finanças, representada pelo relator Valseni Braga, apresentou o relatório da saúde financeira da CBB e organizações parceiras, também aprovado pelos conselheiros.
No encerramento da manhã, os representantes das Convenções Estaduais tiveram a oportunidade de compartilhar das suas programações e relatos do que Deus tem realizado em seus respectivos estados.
A próxima reunião do Conselho será em novembro de 2025.