Notícia

Conselho Geral da CBB se reúne em primeira reunião de 2025

O Centro Batista Brasileiro, localizado na Tijuca - RJ, recebeu a primeira edição da reunião do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB) em 2025, entre os dias 17 e 20 de março.

 

A semana da reunião começou com a Diretoria e algumas Comissões reunidas na sede da CBB para deliberações. Durante este período, os presentes também tiveram a oportunidade de visitar as dependências recém-reformadas do Colégio Batista Shepard (CBS), que retornou à gestão da CBB depois de 60 anos. O CBS recebeu a comitiva para um almoço e tour pelas suas instalações, em um momento especial de gratidão a Deus pelo avanço do trabalho realizado pela instituição.

 

Nos dias 19 e 20, o auditório do Seminário Teológico Batista do Sul (STBS) foi repleto de líderes Batistas de todo o Brasil, que juntos louvaram ao Senhor, clamaram pela denominação e uns pelos outros e participaram ativamente das deliberações.

 

O primeiro dia de atividades no auditório do Seminário do Sul começou com um momento de oração e louvor, guiado pelo presidente da Associação de Músicos Batistas Brasileiros (AMBB), Samuel Barros, ao som do cântico “É Teu Povo” e “Ele É Exaltado”. Em seguida, a irmã Neusa Resende, 2ª secretária da CBB, conduziu um momento devocional, abordando a importância da união dos Batistas brasileiros e da CBB para guiar todos nos objetivos estratégicos de 2025, com base no texto de João 17.22-23.

 

O Pr. Paschoal Piragine Jr., presidente da CBB, pediu para cantarmos um cântico de união “No Pai Somos Um” e, em seguida, tomou a palavra para a aprovação da pauta do dia e apresentação de novos membros do Conselho. Ele também se dirigiu ao Pr. Marcos Monteiro, presidente da Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará (CIBUC), elogiando os Batistas cearenses e a CIBUC pela recepção dos Batistas de todo o Brasil em Fortaleza, durante a 104ª Assembleia da Convenção. Em reconhecimento, todos no auditório aplaudiram os cearenses.

 

A palavra foi então passada ao diretor-executivo, Pr. Fernando Brandão, onde mostrou um vídeo de retrospectiva da 104ª Assembleia da CBB. Além disso, ele convidou todos para a Semana Batista - 105ª Assembleia da CBB, que acontecerá de 19 a 25 de janeiro de 2026, em Salvador, Bahia, com vagas limitadas. Este convite foi reforçado pelo Pr. Jeremias, gerente de comunicação da CBB, que alertou sobre a possível escassez de vagas no 2º lote, previsto para novembro. Para se inscrever e garantir seu lugar, acesse: https://www.convencaobatista.com.br/.

 

O diretor-executivo da CBB também ressaltou a importância de um investimento estratégico para garantir que as próximas assembleias convencionais sejam ainda mais excelentes em todos os aspectos.

 

A educadora Elana Ramiro, gerente de Educação Cristã da CBB, falou sobre os objetivos estratégicos de 2025 e o projeto de Leitura da Bíblia para a Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil (OECBB), destacando a adesão de vários cristãos, inclusive antes da Assembleia deste ano onde foi anunciado o projeto. Ela também convocou os líderes a se inscreverem no “EBD para o Alto”, um programa de capacitação para facilitadores e líderes da Escola Bíblica Dominical. Elana ainda mencionou a ampliação do portfólio da OECBB, com o objetivo de alcançar cada vez mais pessoas.

 

Jairo Peixoto, coordenador nacional da União Missionária de Homens Batistas do Brasil (UMHBB), falou sobre a importância do apoio das igrejas aos Embaixadores do Rei, e destacou que no último acampamento ocorreram 146 conversões a Cristo e mais de 200 decisões vocacionais.

 

Juarez Solino, gerente de Administração da CBB, abordou como a tecnologia tem sido um acelerador para o cumprimento da Grande Comissão. Ele explicou que a CBB está convicta da necessidade de atender as convenções estaduais, por isso está disponibilizando um dashboard contábil para auxiliar as organizações. Com essa ferramenta, a CBB poderá acompanhar e apoiar melhor as atividades das convenções estaduais do Brasil.

 

Após o coffee break, o ministro Samuel Barros trouxe todos de volta com o louvor “Amor de Deus (Logo Eu)”. A coordenadora da Juventude Batista Brasileira (JBB), Jessica Martins, falou sobre a importância da presença de pastores, líderes e conselheiros no Despertar 2025, além do Hangout, um espaço de conexão entre as gerações, onde pastores poderão aconselhar jovens líderes. A JBB apresentou um vídeo com uma retrospectiva das ações de 2024, enfatizando que o objetivo principal da organização é capacitar líderes e juventudes das igrejas. Para se inscrever no Despertar 2025, acesse: https://batistas.transforme.tech/evento/despertar25

 

Ana Laura, diretora geral do CBS, expressou a alegria com o retorno da gestão do colégio à CBB, após 60 anos, e como isso tem impactado positivamente a equipe docente e os alunos. Juarez Solino trouxe um breve relatório sobre as mudanças já realizadas na estrutura e finanças do colégio, reforçando o compromisso da CBB com a restauração da organização.

 

O Pr. Sócrates Oliveira de Souza, chanceler da CBB, tomou a palavra e falou sobre a oportunidade singular de poder conversar com os mensageiros das convenções estaduais, observando a necessidade de capacitar líderes e pastores sobre o papel da CBB e a importância de estarem conectados com a organização que serve aos Batistas de todo o Brasil. Através de um vídeo, ele apresentou um panorama de todas as atividades realizadas pela chancelaria em 2024.

 

O Pr. Fernando Brandão apresentou o Curso de Ambientação dos Conselheiros da CBB, uma iniciativa da Governança Corporativa da Convenção, que explica o papel do órgão responsável por todas as decisões estratégicas da CBB e tem como compromisso promover boas práticas de governança, assegurando transparência e o bom uso dos recursos. O curso será EAD, com materiais de apoio 100% digitais e emissão de certificado de conclusão pelos seminários e pela Convenção Batista Brasileira.

 

Após a pausa para o almoço, a reunião retornou com um vídeo de Craig Groeschel, pastor americano e fundador da Life Church. Em uma pregação reflexiva, que se resumia em cinco pontos para ser um líder melhor, o pastor explicou que, ao se comprometer com um dos pontos, "já há 5% de chance de você se tornar um líder melhor". Os pontos são: 1) Desenvolver sua confiança, 2) Ampliar suas conexões, 3) Melhorar sua competência, 4) Fortalecer seu caráter, e 5) Aumentar seu compromisso.

 

Em seguida, a 3ª vice-presidente, Elvira Rangel, falou sobre a importância de termos o DNA Missionário, de forma que o mundo veja que há missões em nossos corações. Junto com o louvor “Vamos Completar a Missão”, música oficial da Campanha 2025 de Missões Mundiais, abriu-se o momento de relatório das organizações missionárias.

 

O Pr. João Marcos B. Soares, diretor-executivo da JMM, iniciou o relatório avisando que a organização alinhou sua visão à da Convenção de 2033, reforçando o objetivo de cumprir a Grande Comissão e compartilhar o DNA Missionário como ferramenta para alcançar essa meta. Segundo ele, Missões Mundiais avança com uma visão clara e estratégica rumo a 2033:

  • Expandir a presença missionária para novos campos estratégicos;

  • Desenvolver líderes globais para a missão;

  • Aprofundar a capacitação missionária nas igrejas batistas locais;

  • Reforçar o investimento em evangelismo, discipulado e plantação de igrejas;

  • Criar parcerias internacionais para ampliar o alcance da missão.

 

Em seguida, apresentou o NEXT – Capacitação Estratégica para o Engajamento Missionário, projeto que nasceu da visão CM21 (Completar a Missão no Século 21), com o objetivo de despertar, engajar e aprofundar a compreensão do papel de cada um na missão. O NEXT é um curso em três partes que será aberto para as igrejas interessadas em se aprofundar na obra missionária. A segunda fase do projeto é o Imersão – Escola de Missões, também dividida em três partes distintas que, juntas, proporcionam uma jornada de aprendizado progressiva e enriquecedora.

 

O diretor falou rapidamente sobre o Voluntários Sem Fronteiras e a necessidade de os pastores enviarem suas ovelhas para essa experiência missionária transcultural. Ele abordou também sobre PEPE que tem como objetivo atingir mais de 26 mil crianças e conta com o apoio e as orações de todos. Ele também destacou que o PEPE na Nigéria segue funcionando, apesar da tragédia ocorrida no final de 2024.

 

O Pr. João Marcos também aproveitou para apresentar os preletores do Proclamai 2025, que acontecerá entre 01 e 03 de maio, na Igreja Batista do Recreio – Rio de Janeiro/RJ. “Este evento será mais uma oportunidade para unir igrejas, mobilizar missionários e impulsionar a obra de alcançar as nações para Cristo”, afirmou. Para se inscrever, acesse: www.missoesmundiais.com.br/proclamai2025.

 

O momento de Missões Mundiais foi encerrado com uma oração do professor Valseni Braga, diretor-geral da Rede Batista de Educação (RBE), pela equipe e aprovação do relatório.

 

O presidente da CBB pediu ao Pr. João Marcos que dirigisse um momento de oração pelos irmãos conselheiros e líderes que enfrentam alguma enfermidade ou condição de saúde. Em seguida, o Pr. Fabrício Freitas, diretor-executivo da JMN, falou sobre a necessidade de darmos as mãos e unirmos nossos corações se quisermos alcançar a nação brasileira para Cristo. Apresentando a visão para 2033, o diretor detalhou o plano, dividido em quatro pontos, e de como a organização fará para alcançar cada um dos objetivos.

 

Através da visão “Para Onde Vamos – Brasil”, a JMN responde à pergunta “Como preencher as lacunas que ainda permanecem?” :

  • Ocupar os grandes vazios;

  • Fortalecer e replantar igrejas enfraquecidas;

  • Transformar realidades;

  • Alcançar os não alcançados do Brasil.

 

Ele também falou sobre as 3 Carretas Missionárias que seguem por todo o Brasil, visitando cidades carentes e levando assistência e a Palavra de Deus. Um sonho é ter telas acopladas às carretas para proporcionar cinema com conteúdo cristão para as pessoas.

 

O Pr. Fabrício destacou a importância de alcançar os brasileiros pelo meio digital. Para isso, a Rádio Rede 3.16 tem ampliado seu alcance e está sendo vinculada a várias outras emissoras que têm aberto espaço em suas grades para o conteúdo da rádio. “As oportunidades estão abertas e precisamos aproveitá-las.”, compartilhou. Ele também relatou a abertura da nova unidade da Cristolândia em Luiz Eduardo Magalhães - BA. Ao falar sobre como alcançar os não alcançados do Brasil, ele enfatizou que a prioridade é evangelizar os menos evangelizados, cumprindo a missão de levar Cristo a todos. Entre os grupos alvo estão: Indígenas, Ribeirinhos, Ciganos, Sertanejos, Quilombolas, Imigrantes, Surdos, e os mais ricos dos mais ricos e os mais pobres dos mais pobres.

 

O irmão Jean Silveira, diretor-executivo da Associação Nacional das Escolas Batistas (ANEB), trouxe o relatório da organização, que foi aprovado pelo conselho. Samuel Barros, presidente da AMBB, falou sobre os desafios de sustentar e apoiar os músicos das igrejas. O Pr. Samuel, da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil, apresentou seu sucessor, Pr. Marcos Adriano Lovera, que ficará à frente do cargo de diretor-executivo.

 

Em seguida, a 1ª vice-presidente Diaconisa Janete apresentou um vídeo sobre as atividades e o encontro que acontecerá na Bahia, já com inscrições abertas. A presidente da OECBB, Luciene Freitas, e a diretora-executiva, Márcia Fernandes Kopanyshyn, tomaram a palavra, apresentando um vídeo das conquistas de 2024 e metas para 2025. A diretora também compartilhou que estará ao vivo toda quinta-feira na Rádio Rede 3.16, falando sobre educação cristã.

 

O presidente da CBB deu oportunidade ao Pr. Rogério Souza, da Convenção Batista de Santa Catarina, que apresentou a campanha Tolerância Zero ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que visa conscientizar as igrejas e as famílias sobre a agressão sexual e acolher as vítimas. A campanha foi planejada para se adaptar às necessidades das convenções batistas estaduais. O presidente reforçou a importância do envolvimento de todos nessa campanha e destacou que não denunciar casos de abuso é crime. Alguns conselheiros se manifestaram, dando relevância ao assunto, principalmente por ser uma realidade presente nas igrejas evangélicas. Ao retomar a palavra, o Pr. Piragine comprometeu-se a montar uma comissão para liderar essa iniciativa.

 

A reunião do conselho foi encerrada com uma oração pelo dia e um convite para todos participarem do NEXT, evento missionário de Missões Mundiais, que aconteceu na capela do Seminário do Sul às 19h do dia 19 de março.

 

O segundo e último dia de atividades no Seminário do Sul começou com mais um tempo de louvor, conduzido por Samuel Barros, presidente da AMBB, com canções como “Bondade de Deus”, seguido pelos relatórios informativos das Instituições Batistas, incluindo o Seminários do Sul, Norte e Equatorial, além de informações estratégicas sobre as convenções estaduais e organizações.

 

Assim como no primeiro dia, representantes de diversas comissões compartilharam informações de suas respectivas áreas, entre elas estão a Comissão Jurídica, Comissão de Planejamento, Comissão de Finança, Comissão de Educação Cristã, Comissão de Apoio às Igrejas, Comissão de Educação Ministerial e Comissão de Missões e Ação Social.

 

Ao final da reunião, os executivos seguiram para o evento “Top Líderes”, um encontro exclusivo para os diretores-executivos das Convenções Estaduais e Regionais, com foco em uma programação estratégica, que aconteceu de 20 a 23 de março.

 

A próxima reunião do Conselho Geral está agendada para agosto de 2025.

 

Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira