Notícia

Culto no Centro Batista destaca importância da oração em nossas vidas

No dia 21 de novembro, tivemos mais um Culto no Centro Batista, na capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), reunindo os colaboradores da Convenção Batista, Seminário do Sul, Junta de Missões Mundiais (JMM) e Junta de Missões Nacionais (JMN). A direção do culto foi do pastor Fernando Brandão, diretor-executivo da CBB.

 

O culto começou com um momento de louvor conduzido pelo ministro de Música Marcelo Nelles, coordenador Nacional da Escola de Adoração e Arte dos Seminários da CBB, que junto à equipe do Seminário do Sul ministrou as canções “Agnus Dei” e “Grande é o Senhor”.

 

Logo depois, o pastor Fernando Brandão fez a leitura do texto de Colossenses 1.3-22 e convidou a todos para mais um momento de louvor e celebração, através da canção “Tu és bom” e um tempo de oração pelos aniversariantes do mês de novembro.

 

Em mais um momento de louvor, os colaboradores das organizações da CBB foram convidados a dedicar suas vidas ao Senhor através da canção “Venho, Senhor, minha vida oferecer”, seguido do momento de oração, conduzido por Elzilene Santana, da JMM.

 

Neste período, Elzilene Santana pediu para que todos dessem as mãos, em sinal de unidade, e juntos oraram pela Junta de Missões Nacionais e o tempo que o pastor Fernando Brandão atuou como diretor-executivo, bem como pela CBB e a sua chegada para liderar a organização. Também agradeceram o tempo em que o pastor Sócrates Oliveira de Souza dirigiu a Convenção. No tempo de intercessão, os seminários da CBB também foram lembrados, assim como a Semana Batista - 104ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira. Neste momento, todos também oraram uns pelos outros.

 

A programação seguiu com mais uma canção entoada por todos os presentes, quando declararam que o nosso Deus é o “Alfa e Ômega”.

 

O culto também teve um espaço dedicado às comunicações. O pastor Lucas Rangel, coordenador acadêmico dos seminários da CBB, destacou que as inscrições para o ano de 2025 já estão abertas e a nova graduação de Comunicação e Marketing. E o ministro de Música Marcelo Nelles convidou a todos a participarem do “Natal na Capela”, programação realizada no dia 26 de novembro.

 

Missões Nacionais, através do pastor Samuel Moutta, gerente de Missões, celebrou a conclusão do Pentateuco Xerente, destacando que é fruto de um trabalho que durou mais de 60 anos. Fabíola Molulo, gerente de Ação Social, convidou a todos para duas programações da Cristolândia: uma apresentação na Concha Acústica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no dia 12 de dezembro, e o Natal na rua, no dia 14, em Madureira - RJ, mas que vai acontecer simultaneamente em outras unidades pelo país.

 

E por último, o pastor Jeremias Nunes, que está como gerente de Comunicação da CBB, solicitou a todos os colaboradores das organizações que divulguem a Semana Batista - 104ª Assembleia da CBB, compartilhando os materiais via redes sociais. Pastor Fernando Brandão ainda divulgou o Manancial 2025.

 

Antes da mensagem bíblica, o culto teve mais um momento de louvor e celebração através da canção “O nosso general é Cristo”.

 

A mensagem central do culto foi trazida pelo pastor Pedro Veiga, que apresentou o tema “Oração como estilo de vida”, baseado em I Tessalonicenses 5.16-18. Com uma abordagem prática e reflexiva, ele destacou que a oração deve ser parte essencial da caminhada cristã, permeando todas as áreas de nossa vida.

O pastor dividiu sua pregação em três pontos principais: a alegria como uma oração que dá forças para orar, a gratidão como resultado da oração movida pela alegria e a pergunta reflexiva “Como não orar?”. Ele explicou que a oração é muito mais do que um ato mecânico ou um hábito religioso; é um estilo de vida que transforma nossas perspectivas e nos aproxima do propósito de Deus.

Durante sua fala, o pastor usou uma analogia para reforçar a importância da oração: “A linguagem do cristão deve ser a oração”. Ele explicou que, assim como aprendemos nossa língua materna ouvindo constantemente as pessoas ao nosso redor, a oração se torna nossa "língua" à medida que a praticamos diariamente. Por outro lado, assim como aprender uma nova língua requer esforço, disciplina e prática, a oração também precisa ser cultivada até se tornar parte natural de nossa identidade como seguidores de Cristo.

A mensagem foi concluída com um momento de reflexão, quando a congregação cantou a música “Falar com Deus”. Essa canção ecoou os ensinamentos da pregação, lembrando a todos que a oração é o maior privilégio e a maior necessidade do cristão.


O culto foi encerrado com um tempo de oração por pedidos individuais, realizado pelo pastor Sócrates, trazendo ainda mais unidade e comunhão entre os presentes. A celebração se encerrou com todos cantando “Aclame ao Senhor”, declarando juntos a grandeza e a majestade de Deus. Foi um momento de comunhão entre as organizações e fortalecimento do compromisso de viver em constante comunhão com Deus.

 

Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira